Sábado, 11 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de janeiro de 2020
A manhã deste sábado (4) marca o retorno da Feira do Azeite, que tem a sua primeira edição do ano em Porto Alegre. Realizada mensalmente pelo Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura) em parceria com a Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) do Rio Grande do Sul, o evento ocorre das 8h ao meio-dia na sede do órgão estadual (avenida Getúlio Vargas nº 1.384, bairro Menino Deus).
A exemplo do que aconteceu ao longo de 2019, a mostra reune diversas marcas gaúchas. Desta vez, comparecem os selos Costa Doce, Olivas do Sul, Casa Gabriel Rodrigues, Olivais da Fonte, Batalha, Olivae, Vila do Segredo e Costi Olivos. De acordo com os organizadores, o objetivo é aproximar produtores e consumidores, além de promover a própria cultura do produto.
“Trata-se de uma ótima oportunidade para degustar, aprender e comprar os azeites gaúchos produzidos em diferentes municípios do estado, muitos deles premiados internacionalmente”, destaca o vice-presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes.
Contexto
No ano passado, a safra nacional de azeite atingiu cerca de 230 mil litros, dos quais aproximadamente 200 mil litros foram oriundos do Rio Grande do Sul, maior produtor de azeitona no País, conforme dados do Ibraoliva.
Com aproximadamente 200 olivicultores cadastrados, nove plantas industriais extratoras e 32 marcas do produto para comercialização, o Estado é a principal referência do Brasil na produção de azeitonas e azeite extravirgem.
“O azeite brasileiro recebeu mais de 50 premiações em importantes concursos internacionais nos últimos três anos”, ressalta o presidente do Instituto, Paulo Marchioretto. “Isso comprova a qualidade e seriedade como vem crescendo o setor da olivicultura no País.” Mais informações em www.ibraoliva.com.br.
(Marcello Campos)