Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A Fifa retirou o Mundial Sub-17 do Peru, e o Brasil vai sediar a competição este ano

Compartilhe esta notícia:

No segundo amistoso na Granja Comary contra o Uruguai, a Seleção Brasileira Sub-17 venceu, na quinta-feira (21), por 2 a 1 os vizinhos sul-americanos. (Foto: Laís Torres/CBF)

A Fifa (a entidade máxima do futebol) decidiu retirar do Peru o Mundial Sub-17 que estava marcado para outubro deste ano. A informação foi confirmada pela Federação Peruana de Futebol (FPF) no início da noite desta sexta-feira. O Brasil será a sede do torneio.

De acordo com um comunicado divulgado pela própria FPF, a entidade “não conseguiu lograr a totalidade de requisitos solicitados pela Fifa”. A nota diz, ainda, que a federação “lamenta a decisão”, mas que “vai continuar trabalhando para cumprir o sonho de muitos peruanos de ter um Mundial no país”.

Com a incapacidade do país peruano de receber a competição, Fatma Samoura, secretária-geral da Fifa, enviou uma carta à CBF para apurar a possibilidade de o torneio ser realizado em solo brasileiro. E a resposta foi positiva. A Conmebol reforçou a ideia alegando que, por conta da preparação para a Copa América que começa dentro de menos de quatro meses, o Brasil seria o único capaz de assumir o compromisso em tão curto prazo.

A Fifa ainda não oficializou o Brasil como sede do Mundial Sub-17, o que deve acontecer nos próximos dias. A princípio, a competição está marcada para acontecer entre os dias 5 e 27 de outubro. Mas existe a possibilidade de adiamento para novembro.

Embora ainda não seja oficial, o Peru também corre o risco de perder o Sul-Americano Sub-17, que começaria na última quinta-feira, mas foi recentemente adiado para daqui a duas semanas.

O Comitê Organizador do Evento pretende colocar as partidas em campos de grama sintética, e a Fifa não vê sentido nisso já que o Mundial será em grama natural. Esse é o motivo para a mudança possível mudança de sede – nesse caso, o Paraguai é o favorito para sediar.

Competições da Conmebol

Após a revelação de que 21 clubes sul-americanos enviaram com atraso suas listas de jogadores inscritos para as competições da Conmebol (Copa Libertadores e Copa Sul-Americana), oito deles do Brasil, a CBF afirmou na quinta-feira (21), em nota oficial, que cumpriu todos os prazos de inscrição.

A entidade que regula o futebol brasileiro informou que a Conmebol está apurando um possível erro de autenticação em seu sistema de inscrição, chamado Comet, em alguma das três etapas do processo de inscrição. Na primeira etapa, os clubes acessam o Comet e inscrevem os jogadores. A segunda é feita pelas associações nacionais, como a CBF, que confirmam as listas dos clubes no sistema da Conmebol. Por fim, as listas são impressas, assinadas pelo representante da associação nacional, escaneadas e enviadas por e-mail à Conmebol.

Os times brasileiros que tiveram problemas na inscrição foram Atlético-MG e São Paulo, inscritos na Pré-Libertadores (o clube paulista já foi eliminado, e o Atlético-MG está na terceira fase), e seis classificados para a Sul-Americana: Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Fluminense e Santos. Desses, apenas a Chape já está eliminada, e o Botafogo já avançou à segunda fase.

Não há risco de punição esportiva aos clubes, como eliminação das competições, por causa do erro administrativo. Mas nesta quinta-feira o Tribunal de Disciplina da Conmebol multou em US$ 15 mil os seis clubes chilenos que tiveram atraso em suas listas de inscrição, sentença que deve servir de parâmetro para os demais julgamentos. Cinco clubes do Paraguai e dois da Venezuela completam o grupo dos 21 times envolvidos no problema.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

O dono do Patriots, time do marido da modelo Gisele Bündchen, Tom Brady, é investigado sobre rede de prostituição
Clubes aprovam e Campeonato Brasileiro de 2019 terá árbitro de vídeo
https://www.osul.com.br/a-fifa-retirou-o-mundial-sub-17-do-peru-e-brasil-vai-sediar-a-competicao-este-ano/ A Fifa retirou o Mundial Sub-17 do Peru, e o Brasil vai sediar a competição este ano 2019-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar