Segunda-feira, 28 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2020
A França confirmou três casos de coronavírus – os primeiros da Europa – nesta sexta-feira (24), nas cidades de Paris e Bordeaux. O Nepal também registrou sua primeira infecção. As informações são do portal de notícias G1.
O paciente internado em Bordeaux tem 48 anos e passou por Wuhan. Ele apresentou sintomas aos médicos na quinta-feira (23) e, desde então, está internado. Ele esteve em contato com cerca de 10 pessoas depois de sua chegada na França. Um terceiro infectado foi informado no final desta sexta, mas a única informação até o momento é que ele seria parente de um dos dois infectados.
“Ele foi colocado em um quarto isolado, para evitar qualquer contato com o mundo exterior. Ele está bem”, disse a ministra da Saúde da França, Agnes Buzyn.
Ainda há poucas informações sobre o caso detectado em Paris.
O caso no Nepal, de acordo com a agência EFE, é de um estudante de doutorado que viajou da China para o país e também foi infectado em Wuhan. Os exames feitos no paciente de 31 anos, que voltou em 5 de janeiro para o Nepal, deram positivo. O homem não foi isolado e passará por novos testes para avaliar a evolução da doença.
Epidemia na China
A China é o país mais afetado, com 41 mortes contabilizadas. De acordo com a agência estatal chinesa CGTN, são 39 vítimas apenas na província de Hubei, que teve 15 casos confirmados no dia. Apenas na província, onde fica a cidade de Wuhan, há 729 casos confirmados e 4.711 pessoas em observação.
Os EUA também confirmaram o segundo caso na manhã desta sexta-feira, desta vez em Chicago. A paciente, uma mulher de 63 anos, viajou para Wuhan, epicentro da doença.
Novo hospital
Os chineses estão em uma corrida científica e estrutural para conter o avanço de novos casos. Há pesquisas sendo desenvolvidas para identificar detalhes da cepa do vírus, um hospital sendo construído para tratar exclusivamente dos infectados e restrições de circulação e fechamento de pontos turísticos.
Na região metropolitana de Wuhan, cidade epicentro da doença, as autoridades estão construindo um novo hospital que será dedicado ao tratamento do coronavírus, segundo o Xinhua News. O empreendimento segue o modelo de Pequim para tratamento de doenças respiratórias agudas, conhecidas como SARS. O hospital terá 1 mil leitos, uma área de 25 mil m² e deverá ser inaugurado em 3 de fevereiro.
As autoridades esperam que o novo hospital dedicado somente a casos de pneumonia viral de origem desconhecida seja concluído em tempo recorde. Segundo a agência de notícias estatal, equipes de operários trabalham 24 horas por dia na obra. Em 2003, o hospital erguido em Pequim para os casos de SARS ficou pronto em apenas uma semana.
Os comentários estão desativados.