Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A França e a Bélgica fazem a primeira semifinal do Campeonato Mundial nesta terça-feira

Compartilhe esta notícia:

Didier Deschamps busca mais um título mundial, agora como treinador da França. (Foto: Reprodução)

A Bélgica e a França se enfrentam nesta terça-feira, às 15h, em São Petersburgo, valendo vaga na final do Mundial da Rússia – contra Inglaterra ou Croácia. A partida reúne duas seleções badaladas, recheadas de craques e munidas de dados interessantes.

Invencibilidade

Faz quase dois anos que a Bélgica não perde. Ela vai a campo contra a França embalada por uma série invicta de 24 partidas, com 19 vitórias e cinco empates. A última derrota foi em 1º de setembro de 2016, 2 a 0 para a Espanha em amistoso. Foi o jogo da estreia de Roberto Martínez como técnico da seleção belga. Das equipes que participaram do Mundial, só a Espanha está há mais tempo invicta, apesar da má campanha na Rússia, com uma vitória e três empates – e eliminação nos pênaltis para a seleção anfitriã do torneio.

Deschamps

O técnico da França, Didier Deschamps, tenta ficar a um passo de uma grande conquista: se tornar apenas o terceiro ser humano do planeta campeão mundial como jogador e treinador. Ele ergueu a taça como atleta em 1998 e agora busca o título como comandante da equipe francesa. Antes dele, Zagallo (como jogador em 1958 e 1962 e como treinador em 1970) e o alemão Franz Beckenbauer (como jogador em 1974 e como treinador em 1990) alcançaram a façanha.

Histórico de confrontos

O último jogo entre Bélgica e França foi um amistoso em 2015, em Paris, e não faltaram gols: vitória de 4 a 3 para os belgas, com destaque para Fellaini, autor de dois gols. A história é farta em confrontos entre as duas seleções. Já ocorreram 73, com predominância para a Bélgica: 30 vitórias, contra 24 da França e 19 empates. Em Mundiais, foram dois encontros: 4 a 2 para a França na disputa do terceiro lugar em 1986, 3 a 1 para a França em 1938.

Melhor ataque

A Bélgica aposta em um ataque poderoso contra a França. É o melhor do Mundial de 2018, com 14 gols em cinco jogos. Só o Brasil, em 2002, chegou a uma etapa de semifinal com mais gols – 15. Desde que Roberto Martínez assumiu o comando do time belga, a média de gols é de três por jogo.

Mbappé voando

A França aposta especialmente em Mbappé como contraveneno para a força ofensiva da Bélgica. Com apenas 19 anos, ele é o jogador mais jovem do elenco francês e vem quebrando marcas: ao longo do Mundial, se tornou o jogador mais jovem a defender a França e também o mais jovem a fazer um gol.

Defesa da Bélgica

Se o ataque empolga, a defesa é uma questão a ser resolvida na Bélgica. E é um problema histórico. Já são 13 partidas eliminatórias seguidas levando gols em Mundiais. Isso inclui os dois Mundiais dessa geração, o de 2018 (3 a 2 no Japão nas oitavas de final e 2 a 1 no Brasil nas quartas) e 2014 (2 a 1 nos Estados Unidos nas oitavas e derrota de 1 a 0 para a Argentina nas quartas).

Defesa da França

A França só levou quatro gols no Mundial – o mesmo vale para Inglaterra e Croácia, os semifinalistas do outro lado da chave. O curioso é que em um jogo só, a vitória de 4 a 3 sobre a Argentina, os franceses levaram o triplo de gols do que na soma dos outros quatro jogos, em que só haviam sido vazados pela Austrália, na vitória de 2 a 1 na estreia. A defesa passou limpa por três jogos: Peru, Dinamarca e Uruguai.

Semifinais

A França tem mais tradição do que a Bélgica. Chega pela sexta vez às semifinais de um Mundial. Em duas vezes, alcançou a final: campeã em 1998, vice em 2006. Já os belgas buscam as semifinais apenas pela segunda vez em sua história. Na anterior, em 1986, caíram para a Argentina (2 a 0, dois gols de Maradona) e depois perderam a disputa do terceiro lugar justamente para a França (4 a 2).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Dois brasileiros estão entre os 48 profissionais da equipe de arbitragem que podem atuar nas quatro últimas partidas do Mundial
Saiba quanto cada seleção vai receber da entidade máxima do futebol no Mundial
https://www.osul.com.br/a-franca-e-a-belgica-fazem-a-primeira-semifinal-do-campeonato-mundial-nesta-terca-feira/ A França e a Bélgica fazem a primeira semifinal do Campeonato Mundial nesta terça-feira 2018-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar