Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias “A gente realmente está gastando muito mais do que tem”, diz ministro da Fazenda

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reafirmou a necessidade de adotar medidas para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do PIB. (Evaristo Sá/AFP)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reafirmou, na manhã dessa sexta-feira, a necessidade de adotar medidas para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto). O percentual é equivalente a 34,4 bilhões de reais do PIB de 2016.

Levy também admitiu que o governo está “gastando muito mais do que tem”. “Disso [alcance da meta] depende a gente voltar a ter condições de crédito melhores. A gente tem que ter bastante cuidado com relação ao ano que vem para não ter um outro ano de déficit primário. A gente realmente está gastando muito mais do que a gente tem, e é complicado”, avaliou Levy.

O ministro falou sobre o cenário econômico do País durante o 10º Consefaz (Comitê Nacional de Secretarias da Fazenda), em Maceió (AL), e citou Alagoas como exemplo de ajuste fiscal, que hoje trabalha com o superávit de 20,1%.

Garantir o superávit primário significa organizar as receitas para que elas não sejam menores que as despesas, gerando déficit.

Se o saldo for negativo, cai a confiança na economia do País, provocando rebaixamento do Brasil e perda de grau de investimento, como já aconteceu neste ano e poderá acontecer mais uma vez por uma segunda agência de classificação de risco. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Ministro da Fazenda nega que vá deixar governo caso o superávit de 0,7% não seja aprovado
Declarado o dia 20 de novembro como feriado municipal em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/a-gente-realmente-esta-gastando-muito-mais-do-que-tem-diz-ministro-da-fazenda/ “A gente realmente está gastando muito mais do que tem”, diz ministro da Fazenda 2015-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar