Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2018
A Guarda Municipal flagrou, na manhã deste sábado (18), um jovem colando adesivos da vereadora e candidata a deputada federal do PSOL, Fernanda Melchionna, em postes na orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre. A ação ocorreu em pelo menos 14 postes, segundo a prefeitura. O suspeito fugiu ao perceber a presença dos guardas.
O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) foi acionado para realizar a limpeza do local. A Guarda Municipal fez uma denúncia de crime eleitoral junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que a repassará ao Ministério Público. “O procedimento deverá ser o mesmo com qualquer outro candidato, independente de partido ou ideologia”, afirmou a prefeitura.
Os envolvidos no caso também poderão ser autuados na Lei Antivandalismo, sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior em março, que garante punições mais rigorosas para pessoas que praticarem depredações ao patrimônio público ou privado. A legislação prevê aumento das multas e penalidades aos infratores que não pagarem.
Nota
Em nota sobre o incidente, a coordenação da campanha afirmou: “A vereadora Fernanda Melchionna e a coordenação da campanha a deputada federal informam que a colagem de adesivos ocorrida em postes da orla na tarde deste sábado (18) vai contra os preceitos da campanha. Nossa orientação é expressamente contrária a atitudes como essa. Assim que a vereadora foi informada sobre o caso, se deslocou pessoalmente ao local e conversou com a Guarda Municipal, muito antes de a imprensa informar sobre o ocorrido, no intuito de evitar quaisquer danos ao patrimônio público e colocou a equipe à disposição para a realização da limpeza do local. Lamentavelmente, o governo Marchezan se aproveita do incidente repudiado por Fernanda, para tentar atacar aqueles que não se curvam aos seus desmandos e fazem oposição ao prefeito Nelson Marchezan”.
Orla
Inaugurada oficialmente no dia 29 de junho, a Orla Moacyr Scliar, no Centro Histórico de Porto Alegre, já recebeu milhares de visitantes. “Com uma média de público de 50 mil pessoas por final de semana, o local se tornou um programa de lazer para milhares de gaúchos, mesmo nos dias frios do inverno”, ressaltou a Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade), gestora da estrutura.
Para tornar o espaço ainda mais agradável para a população, a prefeitura da Capital firmou parceria com a empresa responsável pelo aplicativo de transportes Uber, que adotou o parque urbano da orla, desenvolvendo serviços de limpeza geral, corte de grama, zeladoria e limpeza dos sanitários e vestiários, além da manutenção dos pisos e serviços de vigilância.