Terça-feira, 23 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2021
Ação ocorreu entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira
Foto: Cesar Lopes/PMPAEntre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, a Guarda Municipal dispersou aglomerações em sete locais de Porto Alegre: as ruas Fernando Machado (Centro), Padre Chagas (Moinhos de Vento), Nova York (Auxiliadora), a orlas do Gasômetro e dos bairros Tristeza e Ipanema, além da avenida Pernambuco (Floresta).
Nesta última, denúncias levaram a fiscalização até uma festa clandestina com mais de 20 pessoas em um estabelecimento, que acabou autuado e interditados por descumprir as medidas restritivas de prevenção ao coronavírus. O mesmo aconteceu na rua Engenheiro Rodolfo Ahrons (bairro Partenon), onde um bar permanecia aberto fora do horário e com atendimento interno aos clientes.
“Continuamos cumprindo o nosso dever de contribuir para que seja respeitada a legislação vigente, dando prioridade ao aspecto sanitário diante da pandemia da covid”, ressaltou o comandante da corporação municipal de segurança pública, Marcelo do Nascimento Silva. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 156 e 153.
Chamadas ao serviço 156
Quase 16 mil chamadas telefônicas foram recebidas pelo serviço 156 da Prefeitura de Porto Alegre durante a semana de 12 a 18 de abril. Os pedidos de informação sobre vacina contra o coronavírus continuam no topo do ranking de buscas nas plataformas de atendimento ao cidadão, gerenciadas pela Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC).
De acordo com o secretário Gustavo Ferenci, na segunda colocação por solicitações de informações estão as referentes ao Dmae, como segunda via de conta e dúvidas sobre registros de reclamações. Em seguida estão as perguntas sobre tabelas dos horários de ônibus e itinerário, além de informações a respeito dos tributos da Secretaria da Fazenda como negociações de débito, parcelamento de IPTU e acesso a certidões.
Para a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Adriana Gambino, as principais demandas que geraram protocolos se referem aos serviços de água e esgotos: “O descarte irregular de lixo na cidade também esteve entre os principais assuntos que resultaram em protocolo, bem como temas relacionados à poda de árvores”.
Uma das principais ferramentas de atendimento oferecidas pela prefeitura é o aplicativo (App) #EuFaçoPOA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços com a máxima qualidade. Para acessar, basta baixar o App, em celulares Android ou Apple. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Procempa.
(Marcello Campos)