Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A imprensa internacional repercutiu a prisão de Lula

Compartilhe esta notícia:

Britânico "The Guardian" destacou no título o tenso impasse com os seguidores de Lula. (Foto: Reprodução/The Guardian)

A decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se apresentar à PF (Polícia Federal) para iniciar o cumprimento de sua pena foi noticiada por diversos veículos da imprensa internacional no sábado.

No jornal argentino Clarín o assunto voltou a ocupar a manchete e uma grande parte da home, com o acompanhamento ao vivo, inclusive em vídeo, da movimentação no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP), e a saída de Lula do local. Antes, o jornal já tinha destacado a decisão do ex-presidente de se entregar: “vou atender ao mandato de prisão”. Outras reportagens mostram como é a cela que será ocupada por ele em Curitiba (PR) e como seus apoiadores tentaram impedir que ele deixasse o sindicato.

O jornal norte-americano The Washington Post publicou uma pequena chamada com o título: “Ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sob custódia da polícia após confronto com partidários que bloquearam saída do prédio”. Antes, o jornal havia noticiado que o “ex-presidente brasileiro Lula diz que irá se entregar à polícia após um impasse que durou dias”. O jornal citava então palavras do ex-presidente durante seu discurso em São Bernardo: “Desta forma saberão que não tenho medo. Não estou fugindo. Provarei minha inocência”.

Também nos EUA, o The New York Times usou como título “Ex-presidente ‘Lula’ do Brasil se entrega para cumprir pena de 12 anos de prisão”. Mais cedo o jornal usou texto da agência Associated Press para anunciar a decisão de Lula, também destacando que ele reafirmou sua inocência e argumentou que a condenação foi uma forma de seus inimigos tentarem impedir que ele dispute e ganhe as eleições presidenciais.

Em manchete, o site do jornal português “Público” afirma: “Lula abandona sede do sindicato e entrega-se à polícia”, e a reportagem explicou que a viagem para Curitiba já estava organizada pela Polícia Federal. Mais abaixo, um bloco inteiro é dedicado a matérias sobre o ex-presidente brasileiro.

O francês “Le Monde” deu manchete à apresentação de Lula à Polícia Federal, sob o título “No Brasil, Lula começa a se render à polícia”, seguida por quatro outros textos sobre o ex-presidente brasileiro e as acusações que o levaram à prisão. Antes o jornal havia publicado: “No Brasil, Lula anuncia que aceita ir para a prisão”. “’Não estou acima da lei’, disse o ex-presidente a seus partidários, reunidos na sede do sindicato dos metalúrgicos, berço de sua carreira política”, dizia o texto do jornal.

O também francês Le Figaro diz em seu site: “Brasil: o ex-presidente Lula se entregou à polícia”, citando a Rede Globo. O jornal menciona “cenas caóticas” durante o processo, ao falar de apoiadores que tentaram impedir que ele deixasse o prédio do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, para se apresentar à Polícia Federal. Antes, o jornal tinha publicado outro texto, onde dizia que “Lula anuncia que irá aceitar sua prisão” após um “braço de ferro” com a Justiça brasileira.

A rede árabe, com sede no Qatar, destaca o assunto em seu site, sob o título “Lula do Brasil se entrega à polícia após tenso confronto”. Mais cedo, outra reportagem, também acompanhada por vídeo, dizia “‘Vou obedecer’: Lula se diz pronto para se entregar à polícia”.

O jornal espanhol manteve o acompanhamento em tempo real da movimentação em São Bernardo do Campo e destacou com foto a dificuldade de Lula em deixar o sindicato para se entregar à Polícia Federal. Outra reportagem mostrava como foram as últimas horas que o ex-presidente passou em liberdade no sindicato.

O “Corriere della Sera”, principal jornal da Itália anunciou: “Brasil, Lula se entrega à polícia: ‘sou inocente'”, e disse ainda que o ex-presidente afirmou estar disposto a respeitar a sentença de 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro, e que uma multidão de apoiadores havia bloqueado sua saída do Sindicato dos Metalúrgicos. Antes, o mesmo jornal publicou reportagem sobre o discurso que Lula fez a seus apoiadores antes de se apresentar à Polícia Federal. “O último comício do eterno Lula, ‘vou preso, mas sou inocente'” era o título do texto, que trazia foto do ex-presidente chorando ao lado de Dilma Rousseff.

O jornal britânico “The Guardian” usou uma foto em que Lula é cercado por uma multidão ao fim de seu discurso na manhã de sábado, sob o título “Lula sob a custódia da polícia no Brasil após tenso impasse com seus apoiadores”, explicando que o ex-presidente, que lidera as pesquisas de voto, foi condenado a 12 anos de prisão.

Em seu site em inglês, a rede BBC colocou a apresentação de Lula à PF como manchete, sob um aviso de “breaking news” que enviava a uma reportagem explicando que o ex-presidente se entregou após dois dias de impasse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministro do Supremo denuncia “operação abafa” para derrubar a jurisprudência do STF que permite prisão após julgamento em segunda instância
A Receita Federal abre nesta segunda a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de abril
https://www.osul.com.br/a-imprensa-internacional-repercutiu-a-decisao-de-lula-de-se-entregar-e-a-sua-apresentacao-a-policia-federal/ A imprensa internacional repercutiu a prisão de Lula 2018-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar