Quinta-feira, 01 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência A Itália descobre uma proteína que alerta sobre inflamação no corpo

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa identificou proteína que identifica o risco de um paciente ter uma inflamação grave. (Foto: Ansa)

Pesquisadores italianos anunciaram a descoberta de uma proteína que pode ser útil na cura do novo coronavírus (Sars-CoV-2) porque consegue alertar sobre o risco de morte causada por uma grave inflamação no corpo humano.

Em entrevista ao jornal “Gazzetta di Modena”, a professora e pesquisadora Erica Villa, que atua no setor de Gastroenterologia do Policlínico de Modena e no departamento de Atividades Integradas das Medicinas Especializadas, disse que, por enquanto, os estudiosos a batizaram de “Proteína X”.

“Prefiro não revelar o nome por motivos de segurança. Como conhecido, o vírus nos casos mais graves desenvolve uma inflamação violenta, a chamada ‘tempestade de ocitocinas’. Nós estamos buscando antecipar essa inflamação através da individualização de um marcador que está mais ligado ao dano nas células. E esse primeiro ‘golpe’ é sentido no pulmão”, explicou Villa.

De acordo com a especialista, “se os estudos forem confirmados, poderemos individualizar em tempos muito rápidos quais os pacientes que irão de encontro com a ‘tempestade de ocitocinas’ e quais, ao invés disso, superarão a doença com menor impacto”.

Além disso, a descoberta precoce da “Proteína X” também permitirá que os médicos “tenham mais uma arma”, podendo fazer com que receitam de maneira mais precoce os anticoagulantes já usados no combate à Covid-19.

O estudo em Modena foi liderado por Villa, em colaboração com o médico Tommaso Trenti, no âmbito de outra pesquisa mais ampla sobre a doença.

Pior parte da emergência

A Itália deixou a pior parte da emergência da Covid-19 para trás e, à medida que as restrições são lentamente suspensas, o país deve agora entrar na nova fase com confiança e responsabilidade, disse o primeiro-ministro Giuseppe Conte nesta quinta-feira.

“Podemos dizer que o pior está para trás… não podemos parar para esperar uma vacina, caso contrário ficaríamos com uma sociedade e um sistema de produção comprometidos irreparavelmente”, afirmou Conte, descrevendo o recente pacote de estímulo do governo no Parlamento.

O premiê também disse que os bancos “podem e devem fazer mais, especialmente para acelerar os procedimentos para conceder empréstimos garantidos pelo Estado”. As informações são das agências de notícias Ansa e Reuters.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Celebração de Caravaggio não terá romeiros
O Senado aprovou a cobertura de morte por coronavírus em seguros de vida
Pode te interessar