Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Itália tem o maior número de mortes por coronavírus desde dezembro

Compartilhe esta notícia:

A combinação de lockdown com vacinação adiantada fez ocorrências da doença caírem.(Foto: Reprodução)

A Itália notificou mais 718 mortes por coronavírus na sexta-feira (9), maior número para um único dia desde 15 de dezembro, quando haviam sido contabilizados 846 óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para efeito de comparação, a região havia contabilizado apenas 11 mortes na quinta (8). No fim de março, três funcionários do governo da Sicília foram presos sob a acusação de fraudar dados enviados a Roma sobre a Covid-19 na região.

O objetivo do esquema seria evitar que a Sicília entrasse na faixa vermelha, regime semelhante a um lockdown. “As mortes [desta sexta (9)] são, na verdade, 460, um número ainda elevado”, disse o diretor de prevenção do Ministério da Saúde, Gianni Rezza.

Por outro, lado a cifra de novos casos teve queda na sexta-feira (9), com 18.938, cerca de 3 mil a menos que a registrada no mesmo dia da semana passada. Dessa forma, a média móvel de contágios em sete dias caiu para 15.371, menor valor desde 24 de fevereiro (14.729).

“De forma geral, primeiro há mudanças no índice de transmissão, depois na incidência e nas internações, e por último são os dados de mortalidade. Então esperamos que as mortes também comecem a cair”, explicou o presidente do Instituto Superior da Saúde (ISS), Silvio Brusaferro.

Atualmente, nove das 20 regiões italianas estão em lockdown, mas o governo vai relaxar as restrições em seis delas a partir de 12 de abril: Calábria, Emilia-Romagna, Friuli Veneza Giulia, Lombardia, Piemonte e Toscana.

Essas seis regiões vão progredir para a faixa laranja, que, ao contrário da vermelha, permite deslocamentos dentro do próprio município e a reabertura do comércio não essencial. Por outro lado, a Sardenha vai regredir da faixa laranja para a vermelha, se juntando a Campânia, Puglia e Vale de Aosta.

Com isso, quatro regiões estarão em regime de lockdown a partir desta segunda-feira (12), englobando 20% da população nacional, contra os atuais 60%.

Jogador

O ex-jogador da Roma e do Boca Juniors, Daniele De Rossi, está evoluindo bem no quadro de problemas respiratórios decorrentes de uma infecção pela covid-19. Segundo o professor Francesco Vaia, diretor do Instituto Spallanzani, onde o ex-volante está internado, ele se recupera bem e está respondendo aos cuidados. “O quadro clínico dele é bom, ele responde ao tratamento e na próxima semana ele pode até ter alta e continuar em casa.”, disse Francesco Vaia em entrevista à Radio Kiss de Napoli. “Suas condições são atualmente boas e posso dizer que estamos otimistas.”, completou.

Assistente técnico de Roberto Mancini, treinador da seleção italiana, Rossi testou positivo para o coronavírus na última semana, após a rodada das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2022. Além dele, outros três integrantes da comissão técnica da Azurra foram infectados. À Agência Dire, De Rossi explicou que decidiu procurar ajuda médica porque os sintomas relacionados à covid-19 pioraram nos últimos dias. Ele relatou que chegou a quase desmaiar.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Manifestantes entram em confronto com a polícia nos Estados Unidos após morte de homem negro
Brasileiros fecham fronteiras com a Bolívia no Acre em protesto por serem impedidos de entrar no País vizinho
https://www.osul.com.br/a-italia-tem-o-maior-numero-de-mortes-por-coronavirus-desde-dezembro/ A Itália tem o maior número de mortes por coronavírus desde dezembro 2021-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar