Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de dezembro de 2018
Um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou, por volta das 17h50min desta quinta-feira (20), ao Aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte (MG), com dois macacos hidráulicos e oito pneus, pesando 250 quilos cada. O equipamento, que tem seis toneladas, foi usado para retirar o Boeing 777 que estava na pista do terminal desde 1h43min, quando fez um pouso de emergência. De acordo com a Latam, uma parceria foi fechada com a FAB para o envio dos materiais.
Às 22h, o status de movimentação no aeroporto era de 44 decolagens, 53 pousos e 143 cancelamentos de voos.
A concessionária BH Airport informou que a pista do Aeroporto Internacional de BH foi liberada totalmente para pousos e decolagens às 22h48min desta quinta-feira. “Durante todo o atendimento a esta ocorrência houve um forte apoio da Azul Linhas Aéreas e da FAB, além dos esforços da própria Latam para a retomada da operação em segurança. O reparo da aeronave foi finalizado às 21h58min”, declarou a BH Airport, em nota.
Pista fechada
A pista foi fechada para pousos e decolagens à 1h43min, quando o avião, que fazia a rota Guarulhos (SP)-Londres, teve que realizar pouso de emergência no aeroporto. Todos os passageiros foram retirados em segurança, segundo a Latam. Durante o pouso, os pneus da aeronave foram danificados e tiveram de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista.
“Imediatamente depois de informada a ocorrência, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte acionou o seu plano de emergência e um gabinete de crise foi formado para prestar atendimento à aeronave, aos passageiros, suporte à companhia aérea e busca de soluções para normalizar as operações no menor tempo possível. Às 11h45min, esse trabalho resultou na operação parcial da pista, quando pousos e decolagens voltaram a ser realizados em segurança”, informou a concessionária.
A Infraero informou que, em virtude da impossibilidade das operações no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins (MG) nesta quinta-feira, disponibilizou o Aeroporto da Pampulha para que o fluxo de voos para a capital mineira não fosse interrompido. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) afirmou que estava monitorando as ações após o fechamento do aeroporto.