Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas A lixeira de 80 milhões

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A gestão de Rodrigo Rollemberg prova a delícia de ser Governo e o risco de herdar armadilhas do antecessor. A ideia foi apresentada na Era Agnelo Queiroz, freada pela troca de comando do DF, e retomada nos bastidores da Secretaria de Gestão do Território e Habitação. Trata-se de licitação para a compra de 80 mil lixeiras de aço inox e coleta seletiva para instalação pelo Plano Piloto e Entorno. O preço unitário sai a inacreditáveis R$ 1 mil. Serão R$ 80 milhões do já arrombado cofre estatal direto para a lixeira, literalmente (ou não). Ainda não oficial, o edital está na mesa para ser assinado.

Luxo no lixo

Alguns protótipos da lixeira foram instalados pela cidade, para testes, como no Parque Bosque do Sudoeste. Algo luxuoso para pegar sol e chuva.

Meca do Poker

Enquanto avança no Congresso a legalização de bingos e cassinos, Brasília torna-se a Meca do Poker. Uma nova casa, de quatro andares, será aberta o Setor Hoteleiro Norte.

Batendo asas

Tucanos começam a sair do armário no Ministério da Justiça. Servidores antigos passaram a usar um boton do PSDB para agradar ao novo ministro, egresso do partido.

Operação fim do mundo

A Procuradoria-Geral da República prepara a operação fim do mundo para o Congresso Nacional, que vai pegar em cheio um figurão. A Coluna revelou na última terça (17) que um senador foi gravado em conversa comprometedora sobre a Lava Jato. No diálogo, há um político agora delator, preso em Curitiba. A Casa cai feio.

Prévias

Ontem nota no jornal O Globo tocou no assunto. A PGR, como noticiamos aqui, limpou meio andar onde trabalha sigilosamente uma força-tarefa de procuradores e delegados. O estrago vai ser grande e o camburão está com chave na ignição.

Voltas da vida

O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), traz no currículo preciosidades de um Brasil pitoresco. Veterinário por formação, ele foi reitor da Universidade Estadual do Maranhão. Depois que o titular do cargo sofreu impeachment.

Pedrinhas..

Quando Flávio Dino assumiu o governo do Maranhão, revelou a este repórter o que descobriu: presos de alta estirpe criminal tinham as chaves das celas e até da porta da rua no complexo de Pedrinhas. Ele colocou ordem na prisão.

..nas ruas

Com a onda de violência deste fim de semana em São Luís, cabe a pergunta da população sobre o que mais Pedrinhas esconde, já que colocou-se a culpa nos detentos.

Docinho alucinógeno

A Polícia Civil do DF descobriu uma nova droga vendida em porta de escolas. É o ‘docinho’. Pílulas alucinógenas e viciantes, coloridas, oferecidas como balinhas para crianças e adolescentes. Um lote foi apreendido, está em análise laboratorial.

Conexão Buriti-Planalto

Dos mistérios deixados por Dilma no Palácio, vale ressaltar este: o que ela tanto conversou com o governador do DF, Rollemberg, antes de a Novacap engendrar com a Agência Nacional de Águas uma licitação para obras do governo federal?

Rasante perigoso

Os aeronautas fazem incursões no Congresso para tentar mudar a MP 714, editada por Dilma, que abre o capital das aéreas brasileiras em até 49% para aquisição pelas estrangeiras. Há um gatilho, segundo eles, para que a Lan compre 100% da TAM.

May Day, May Day

A MP caduca em junho e está na pauta da Câmara. Um artigo da medida permite que a oferta pela aquisição da aérea seja de até 100% da empresa, caso o país de origem da compradora autorize. É justamente o caso do Chile. Há mais de mil empregos em jogo.

Novo mercado

O sociólogo do Ipea Edemilson Paraná lança na quarta em Brasília o livro “A Finança Digitalizada – Capitalismo Financeiro e Revolução Informacional”. A obra mostra como o mercado financeiro deixou de financiar atividades produtivas para se auto-sustentar em especulações no jogo da Bolsa.

Nova Bolsa

Aliás, lembra aquela gritaria das Bolsas de valores? Acabou. Compra de ações são feitas por um software de análise de índices.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Governo Temer dá preferência a servidores de carreira
Trapalhão na hora errada
https://www.osul.com.br/a-lixeira-de-80-milhoes/ A lixeira de 80 milhões 2016-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar