Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de setembro de 2018
A mais recente pesquisa do instituto Ibope sobre intenções de voto para o governo do Rio Grande do Sul aponta o atual titular do cargo, José Ivo Sartori (MDB), em primeiro lugar, com 25% da preferência do eleitorado gaúcho. Em seguida aparece candidato do PSDB, Eduardo Leite, com 18%.
Na comparação com a sondagem anterior, divulgada no dia 17 de agosto, o emedebista cresceu 6 pontos porcentuais e o índice do tucano subiu 10 pontos. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
Já o candidato do PT, Miguel Rossetto, obteve 14% das intenções na segunda pesquisa, tecnicamente empatado com Leite – no levantamento anterior, o petista tinha 8%. Logo após vem Jairo Jorge (PDT), com 8%, oscilando em relação ao seu próprio desempenho anterior, dentro da margem de erro – tinha 6% na outra sondagem.
Júlio Flores (PSTU) tinha 4% e agora baixou para 3%. Mateus Bandeira (Novo) e Roberto Robaina (PSOL) aparecem com 2% cada um, mesmo índice constatado na última pesquisa do Ibope sobre o pleito gaúcho.
Paulo de Oliveira (PCO), que não havia sido incluído no levantamento anterior, não pontuou. Já os votos brancos e nulos somaram 14%, índice idêntico de entrevistados que não opinaram ou não souberam dizer em que vão votar.
Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos), os índices d preferência se apresentam mais baixos: Sartori concentrou 14% das intenções, seguido por Leite (6%), Rossetto, (4%) e Jorge (3%).
Segundo turno
O levantamento de cenários de segundo turno mostrou que Leite e Sartori estão tecnicamente empatados. O tucano soma 35% das intenções de voto e Sartori tem 32%. Brancos e nulos são 23%, não sabem ou não responderam, 11%.
Em outro cenário, Sartori tem 33% das intenções e Rossetto 31%, também tecnicamente empatados. Brancos e nulos somam 24%, enquato 12% não sabem ou não responderam.
Já no cenário com Jairo Jorge, o atual mandatário do Palácio Piratini conta com 35% e o pedetista chega a 28%. Brancos e nulos são 25% e “não sabe” ou “não responde” totalizam 12%.
Na hipótese de um segundo turno entre PSDB e PT, Leite tem 33% e Rossetto 23%. Brancos e nulos são 25%, não sabem ou não responderam representam 18%. Já em um cenário com o PDT, Leite soma 34% e Jorge 21%. Brancos e nulos são 26%, não sabem ou não responderam somam 18%.
Um segundo turno entre PT e PDT, por sua vez, aponta Miguel Rossetto com 26%, tecnicamente empatado com Jairo Jorge, que possui 24%. Brancos e nulos chegam a 29%, não sabem ou não responderam representam 20%.
Rejeição
A mesma pesquisa indica que José Ivo Sartori tem a rejeição de 39% dos eleitores gaúchos, seguido por Miguel Rossetto com 13%, Roberto Robaina com 13%, Julio Flores com 10%, Mateus Bandeira com 9%, Eduardo Leite com 8%, Paulo de Oliveira com 8% e Jairo Jorge com 7%. Não sabem ou não responderam a esse quesito 23% dos consultados.
Para essa pesquisa, o instituto Ibope ouviu 1.008 eleitores entre os dias 3 e 5 de setembro. A pesquisa foi encomendada e registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul sob o número RS-04704/2018.