Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro A ministra da Agricultura prometeu apoio aos produtores rurais que sofreram prejuízos com as cheias no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Tereza Cristina ouviu as reivindicações dos produtores rurais. (Foto: Divulgação)

Depois de sobrevoar na quinta-feira (24) a região de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, alagada pelas cheias dos rios, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ouviu relatos sobre as perdas causadas pelas chuvas, que afetaram principalmente a produção de arroz. A ministra disse a produtores e autoridades locais que “podem contar com a máxima boa vontade da pasta para encontrar solução para os problemas causados na agricultura”.

Em reunião no Sindicatos dos Produtores Rurais de Uruguaiana, foi comunicada a perda de 750 mil toneladas de arroz pelos agricultores. O senador eleito Luis Carlos Heinze (PP-RS) foi o porta-voz das reivindicações dos produtores, que pedem renegociação de dívidas, revisão de cláusulas com o Mercosul, além de recuperação do preço mínimo do arroz e de impostos que recaem sobre o produto. “Trinta por cento do saco de arroz é para pagar imposto”, disse Heinze. O prejuízo desse segmentos nos dois últimos anos é de R$ 3,6 bilhões, segundo ele.

A ministra estava acompanha do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), do deputado federal Osmar Serraglio (PP-RS) e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, além do vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Ivandré Montiel da Silva.

Rodovias

Em contato com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na tarde de quinta-feira, o governador Eduardo Leite reforçou o pedido para que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) garanta agilidade nos trabalhos de recuperação de estradas federais e pontes danificadas em função das fortes chuvas que atingiram algumas regiões do RS, principalmente a Fronteira Oeste.

Entre os pontos destacados pelo governador estão a BR-472, que liga Uruguaiana e São Borja, e a ponte sobre o rio Ibicuí, na divisa entre Uruguaiana e Itaqui. O ministro informou que pediu “prioridade na manutenção” dessa rodovia, além da BR-158 (Ponte do Conceição) e BR-290. “Também pedi ao diretor-geral do Dnit, general Santos Filho, visita à região”, disse o ministro da Infraestrutura.

“Apesar das restrições orçamentárias, sabemos do compromisso do ministro em trabalhar para identificar soluções para essas e outras obras necessárias em função dos problemas provocados pela chuva”, disse o governador.

Na quarta-feira (23), em reunião com prefeitos gaúchos no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, foi anunciado o repasse de R$ 4,5 milhões para os 18 municípios que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul em virtude dos temporais. Os recursos também serão usados para recuperar estradas importantes para o escoamento da produção agrícola.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

A polícia prendeu um homem que agrediu a companheira em um posto de combustíveis na Região Metropolitana de Porto Alegre
Secretária de Comunicação do Governo do Estado, Tânia Moreira, visita a Rede Pampa de Comunicação
https://www.osul.com.br/a-ministra-da-agricultura-prometeu-apoio-aos-produtores-rurais-que-sofreram-prejuizos-com-as-cheias-no-rio-grande-do-sul/ A ministra da Agricultura prometeu apoio aos produtores rurais que sofreram prejuízos com as cheias no Rio Grande do Sul 2019-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar