Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viaja a Washington com a difícil missão de reabrir o mercado para a carne bovina brasileira, fechado há quase dois anos por razões sanitárias

Compartilhe esta notícia:

Segundo a ministra, a expectativa é que, após a inspeção dos americanos marcada para junho aos frigoríficos do País, "tudo esteja nos conformes para que a gente volte a exportar carne in natura". (Foto: EBC)

Após os esforços fracassados de seu antecessor Blairo Maggi, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viaja no dia 17 a Washington com a difícil missão de reabrir o mercado americano para a carne bovina in natura brasileira, fechado há quase dois anos por razões sanitárias.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, a ministra, que participará da comitiva do presidente Jair Bolsonaro, evitou fazer previsões sobre o restabelecimento desse comércio. Disse que o sucesso da missão depende do reconhecimento, pelos americanos, de todo o território brasileiro como zona livre de febre aftosa com vacinação. Os EUA só reconhecem 14 Estados. Além disso, ela lembra que Washington tem sua própria pauta agrícola em relação ao Brasil.

Inseminação Artificial

Apoio e incentivos para inseminação artificial no Brasil foram reivindicados em reunião nesta sexta-feira (8) à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, por diretores da Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial). A entidade representa 95% do setor no País. Eles pediram apoio do ministério a uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que foi entregue pela entidade ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra uma decisão que vigora na Paraíba. No estado, uma lei local proíbe a inseminação assistida, artificial e artificial em tempo fixo (IATF).

A ministra solicitou ao secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, para que seja elaborado um documento de embasamento técnico dando respaldo ao pleito da Asbia. Uma audiência está marcada para quarta-feira (13), no STF para análise do caso.

Outro pedido feito foi de incentivos à inseminação artificial para o desenvolvimento de projetos de municipalização do Index-Abia, ou seja, a demonstração municipal da utilização dessa tecnologia. Na avaliação do gerente executivo da Asbia, Carlos Vivacqua, a ferramenta é importante para divulgação dos resultados obtidos com a inseminação artificial no País.

E foi apresentado pela Asbia um projeto para chancela pela entidade da inseminação artificial no Brasil. Trataram ainda de objetivos de qualificação da mão de obra ligada à reprodução e de revisão do material didático dos cursos de formação. Foi pedido também o credenciamento de um laboratório especializado em andrologia (análise da qualidade de sêmen). A ministra Tereza Cristina se mostrou favorável às pautas da entidade e prometeu discuti-las com sua equipe técnica. O Brasil é o maior produtor de inseminação artificial em tempo fixo, 14 milhões de doses de sêmen são vendidos pelo País.

Projetos estratégicos

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) reuniu-se nesta sexta (08) com secretários para discutir os projetos estratégicos do ministério. Estiveram presentes secretários ou representantes das secretarias de Defesa Agropecuária; Política Agrícola; Comércio e Relações Internacionais; Agricultura Familiar e Cooperativismo; Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação; Assuntos Fundiários; Aquicultura e Pesca; além da diretoria do Serviço Florestal Brasileiro.

No novo governo, o Mapa incorporou estruturas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério da Pesca e está recebendo parte da estrutura da Funai, o que aumentou as atribuições da ministra Tereza Cristina. A reunião foi realizada no Instituto Serzedelo Corrêa, do Tribunal de Contas da União, em Brasília.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Ministério Público Federal denunciou 24 membros de uma quadrilha de traficantes que atuava no Rio Grande do Sul, próximo ao Uruguai
O consumo de combustíveis cresceu 4% no País em janeiro
https://www.osul.com.br/a-ministra-da-agricultura-tereza-cristina-viaja-a-washington-com-a-dificil-missao-de-reabrir-o-mercado-para-a-carne-bovina-brasileira-fechado-ha-quase-dois-anos-por-razoes-sanitarias/ A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viaja a Washington com a difícil missão de reabrir o mercado para a carne bovina brasileira, fechado há quase dois anos por razões sanitárias 2019-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar