Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2021
O mini-helicóptero autônomo Ingenuity, da NASA, fez a primeira imagem colorida da superfície de Marte, durante seu segundo voo.
Foto: NASA/JPL-CaltechNa sexta-feira (23), a NASA publicou a primeira imagem colorida da superfície do Planeta Vermelho, tomada pelo mini-helicóptero autônomo Ingenuity, do Rover Perseverance, durante seu segundo voo, na quinta-feira (22).
A imagem foi captada quando o Ingenuity estava a 5,2 metros acima da superfície. O campo de visão da câmera estava se movendo para cima, para que o mini-helicóptero pudesse se deslocar para oeste, se afastando do Rover.
Primeira imagem colorida da superfície de Marte tomada por um veículo aéreo em voo, o mini-helicóptero autônomo Ingenuity da NASA, em 22 de abril.
As marcas paralelas na superfície marciana são das rodas do Rover. O Perseverance está localizado no centro da parte superior, fora do enquadramento. Parte da área de pouso e duas das quatro hastes de aterrissagem do helicóptero podem ser vistas nos lados esquerdo e direito da imagem. Uma pequena parte do horizonte é vista nos cantos superiores direito e esquerdo da imagem.
Na quinta-feira (22), o mini-helicóptero autônomo Ingenuity fez seu segundo voo na superfície de Marte, subindo cinco metros acima do solo. O segundo voo do drone durou 51,9 segundos, atingindo os objetivos planejados. O primeiro voo do Ingenuity tinha acontecido em 19 de abril. O drone deverá realizar pelo menos mais três voos em Marte.
Primeiro voo
Na segunda-feira (19), o Ingenuity realizou seu primeiro voo em Marte. Foi o primeiro voo motorizado e controlado em outro planeta, que ajudará a agência espacial americana a coletar dados sobre as condições no Planeta Vermelho.
O Ingenuity subiu aos céus de Marte às 11h50min (horário de Lisboa). A manobra era esperada com grande expectativa pelos controladores da missão, devido à fina atmosfera marciana.
Os primeiros dados recebidos informavam que tudo ocorreu como previsto e pouco depois chegou a confirmação de que o teste foi executado com perfeição.
As imagens transmitidas pela Nasa mostram a equipe comemorando, depois de ter recebido as primeiras informações e um pequeno vídeo, registrado pelo rover Preserverance, revelando o pequeno voo do Ingenuity. “O Ingenuity relata ter realizado aceleração, decolagem, voo, flutuação, descida, pouso, aterrissagem”, foi o anúncio ouvido no Centro de Controle de Missão da Nasa.
De acordo com a equipe da Nasa, o helicóptero fez um curto voo vertical e subiu a uma velocidade de 28 metros. Imagens da câmera de navegação a bordo do helicóptero da Nasa mostraram a sombra do Ingenuity flutuando sobre o Planeta Vermelho. Logo depois, imagens feitas pelo Perseverance também mostraram o Ingenuity voando.
“Agora podemos dizer que os seres humanos voaram em uma nave roteada em outro planeta”, anunciou a gerente do projeto do Ingenuity, a engenheira MiMi Aung.
A primeira viagem do Ingenuity foi inicialmente marcada para o dia 12, mas teve que ser adiada após o surgimento de um potencial problema durante um teste de alta velocidade dos rotores.
A operação era altamente arriscada: o voo é um desafio porque o ar em Marte é muito rarefeito, com menos de 1% da pressão da atmosfera da Terra.
O Ingenuity é um mini-helicóptero ou drone com pouco mais de meio metro de altura e com um peso de 1.800 gramas. As informações são da agência de notícias Reuters, do portal de notícias G1, da RTP e do Sputnik Brasil.