Terça-feira, 28 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência A Nasa revela seu foguete mais poderoso, que levará astronautas à Lua

Compartilhe esta notícia:

Nasa afirma que se trata do "foguete mais poderoso já construído”. (Foto: Reprodução)

A Nasa finalmente exibiu o SLS – Sistema de Lançamento Espacial – planejado para transportar astronautas americanos à Lua em 2024. No final de semana, o administrador da agência espacial, Jim Bridenstine, disse ao público que se trata do “foguete mais poderoso já construído”.

Bridenstine também enviou um vídeo via Twitter da Nasa, em que é executado uma versão de teste do gigantesco tanque de combustível de hidrogênio líquido do SLS, interrompendo-o intencionalmente no processo. Ele foi capaz de suportar “mais de 260% das cargas de voo esperadas em cinco horas antes que os engenheiros detectassem um ponto de flambagem”, segundo uma declaração da Nasa.

O tanque faz parte do estágio principal do SLS e desempenhará um papel crítico nas missões Artêmis. A agência espacial também afirma que é o único foguete que pode levar Orion, a espaçonave especial da agência, astronautas e suprimentos para a superfície lunar de uma só vez.

O projeto SLS enfrentou muitos anos de atraso e supostamente ultrapassou o orçamento, custando aproximadamente US$ 17 bilhões (cerca de R$ 70 bilhões) em desenvolvimento. A Nasa também havia planejado originalmente seu primeiro voo de teste para acontecer este ano.

O SLS é realmente gigantesco, o que exigiu o maior suporte de testes da Nasa de 215 pés de altura (65,5 metros aproximadamente). O teste é “até agora o maior teste de falha controlado de um tanque pressurizado de um foguete da Nasa”, de acordo com o engenheiro de teste, Mike Nichols.

Estaremos pilotando o Sistema de Lançamento Espacial nas próximas décadas e a quebra do tanque de propulsão hoje nos ajudará a evoluir com segurança e eficiência o foguete SLS à medida que nossas missões desejadas evoluírem”, afirmou Neil Otte, engenheiro chefe do SLS Stages Office do Marshall Space Flight Center.

Água em Marte

Em um estudo feito para a Nasa, pesquisadores montaram um mapa que pode ajudar astronautas a saberem em quais áreas existe água congelada em Marte. O modelo serve para encontrar os melhores locais onde construir uma estação espacial e pousar naves no Planeta Vermelho.

A previsão é que o primeiro ser humano pisará em solo marciano no ano de 2033. Nas primeiras expedições, será essencial para os astronautas usar água com acesso fácil, que está mais próxima da superfície. “Você não precisaria de uma retroescavadeira para cavar o gelo. Você poderia usar uma pá”, contou em comunicado o líder da pesquisa, Sylvain Piqueux, do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa.

O solo marciano apresenta água congelada a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície – algo evidenciado pelo mapa criado pelos especialistas. O modelo mostra o líquido subterrâneo, indicando em cores mais frias onde há água mais próximo da superfície e em cores mais quentes onde a substância está mais distante.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Site promete dedurar quem visitou seu perfil do Instagram
O novo Mac Pro chegará ao Brasil custando até 429 mil reais
https://www.osul.com.br/a-nasa-revela-seu-foguete-mais-poderoso-que-levara-astronautas-a-lua/ A Nasa revela seu foguete mais poderoso, que levará astronautas à Lua 2019-12-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar