Domingo, 27 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A nave da Boeing que falhou em teste para a Nasa teve um erro de software

Compartilhe esta notícia:

A viagem foi interrompida devido a uma falha que resultou na falta de combustível. (Foto: Reprodução)

No final de dezembro, a Boeing fez o primeiro voo de sua nave Starliner rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), mas ela não conseguiu chegar ao destino — a viagem foi interrompida devido a uma falha que resultou na falta de combustível. Mas esse não era o único problema. Na quinta-feira (6), foi revelado que a Starliner apresentou um erro em seu software, que poderia ter sido “catastrófico” caso não tivesse sido corrigido em tempo.

A revelação aconteceu durante uma reunião do Aerospace Safety Advisory Panel, da NASA. De acordo com Paul Hill, ex-diretor de voo e ex-diretor de operações da missão no Johnson Space Center, em Houston, o problema do software foi identificado durante os testes no solo após o lançamento da Starliner. Se não tivesse sido corrigido a tempo, o erro teria interferido na separação do módulo de serviço e da cápsula Starliner.

Embora o problema tenha sido resolvido quando a Starliner ainda estava em órbita, ainda é preocupante que isso tenha acontecido. “Se não fosse corrigida, [a falha] levaria a disparos errôneos do propulsor e movimentos descontrolados durante a separação, com o potencial de falha catastrófica da sonda”, disse Hill durante a reunião.

Até então, tudo o que se sabia é que o voo até a ISS foi interrompido por causa de um atraso no cronômetro, que fez com que os propulsores a bordo do módulo de serviço disparassem por mais tempo do que o esperado. Com isso, a sonda não teve combustível suficiente para completar a missão rumo à estação espacial, um teste crítico que precisa ser concluído com sucesso antes de as missões tripuladas começarem a acontecer.

Essa história sobre problemas de software e propulsores da Starliner começou a aparecer há três semanas, e uma fonte informou à imprensa sobre o problema com mais detalhes. Segundo a fonte, a Boeing corrigiu um erro de código de software apenas duas horas antes de o veículo entrar na atmosfera. Se o erro não tivesse sido detectado, os propulsores adequados não abririam durante o processo de reinserção e o veículo se perderia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Comer muita carne faz mal ao coração – e apostar em plantas faz bem
Saiba como aproveitar a chance rara de ver Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol
https://www.osul.com.br/a-nave-da-boeing-que-falhou-em-teste-para-a-nasa-teve-um-erro-de-software/ A nave da Boeing que falhou em teste para a Nasa teve um erro de software 2020-02-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar