Segunda-feira, 20 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul A Ospa apresenta neste sábado o seu último concerto do ano em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Orquestra ainda tem mais duas apresentações marcadas para a semana que vem no interior do Estado. (Foto: Maurício Paz/Ospa)

Prestes a finalizar mais um ano de sucesso, a Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) encerra a temporada de 2019 na capital gaúcha com um um concerto especial de Natal, às 17h deste sábado, em sua sede no Centro Administrativo do Estado, na capital gaúcha (avenida Borges de Medeiros nº 1.501, bairro Praia de Belas). O maestro e diretor artístico Evandro Matté conduz um espetáculo que destaca trechos de óperas célebres.

O evento conta com a participação da soprano Elisa Machado, do tenor Flávio Leite e do Coro Sinfônico da casa. A entrada é franca, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível durante a retirada de senhas para os ingressos (limitados a duas unidades por pessoa), que começou na quinta-feira e prossegue até minutos antes da apresentação, caso ainda haja disponibilidade.

Já na quarta e na sexta-feira, a Ospa se apresenta, respectivamente, nas cidades de Venâncio Aires (Região Central do Estado) e Farroupilha (Serra Gaúcha). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3222-7387 ou no site www.ospa.org.br.

Programa

A apresentação começa por “Overture Festive”, composta pelo russo Dmitri Shostakovich (1906 -1975) sob encomenda de última hora para as comemorações dos 37 anos da Revolução Soviética de 1917. Elaborada em dois dias, a peça alia temas de caráter popular com o melhor da música sinfônica do país socialista.

Em seguida, é a vez de “A Grande Páscoa Russa”, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908), dedicada à memória de Modest Mussorgsky (1939-1881) e Aleksandr Borodin (1833-1887) , integrantes do chamado “Grupo dos Cinco”, que se dedicava a obras de teor nacionalista. Baseados na tradição folclórica russa, eles compunham fora do ambiente academicista dos conservatórios.

Dando continuidade ao programa, a Ospa interpreta “Danças Polovetsianas”, desfecho do segundo ato da ópera ‘‘O Príncipe Igor’’, do já mencionado Borodin, criador de uma expressão musical essencialmente russa. Trata-se de sua peça mais famosa e que retrata as lutas entre um príncipe russo e um povo nômade de origem turca.

Depois, o Coro Sinfônico sobe ao palco para executar “Les Voici, voici La quadrille”, da ópera “Carmen”, do francês Georges Bizet (1838-1875), peça baseada em uma novela homônima do século 17 que se destaca pelo caráter transgressor. O repertório prossegue com ‘‘Sanctus’’, da “Missa de Santa Cecilia”, do também francês Charles Gounod (1818-1893), ressaltando momentos líricos e originais com uma linguagem que evoca a música do século 19.

O italiano Vincenzo Bellini (1801-1835) também é contemplado, com a ária ‘‘Casta Diva’’, da ópera ‘‘Norma”. Arquitetada em dois atos, narra uma história ocorrida na Gália, por volta do ano 50, em plena ocupação romana. A obra estreou em dezembro de 1831 no Teatro Alla Scala de Milão.

A Orquestra revisitam ainda o compositor austro-húngaro Franz Lehár (1870-1948), com “Lippen Schweigen”. Conhecido pela criação da opereta e autor de ‘‘A Viúva Alegre’’, apresentada no ano passado pela Ospa, trata-se de um dos expoentes da música festiva da Áustria no século 20.

E para encerrar o concerto, os músicos executam uma obra elaborada especialmente para as festas de fim de ano. “Oh! Santa Noite”, do compositor francês Adolphe Charles Adam (1803- 1856), revive o espírito natalino do autor, que se destacou pela elaboração de composições sacras, óperas e balés.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Acompanhe os preços do gás de cozinha vendido em Porto Alegre
Mantida a proibição de pesca predatória no litoral gaúcho
https://www.osul.com.br/a-ospa-apresenta-neste-sabado-o-seu-ultimo-concerto-do-ano-em-porto-alegre/ A Ospa apresenta neste sábado o seu último concerto do ano em Porto Alegre 2019-12-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar