Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A Petrobras aumenta o preço da gasolina nas refinarias pela primeira vez no ano

Compartilhe esta notícia:

Consultoria estima que reajuste possa ser aplicado de forma fracionada, ou seja, parcelado em duas vezes. (Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)

A Petrobras informou nesta quarta-feira (19) que vai aumentar o preço médio da gasolina em suas refinarias em 3% a partir desta quinta-feira (20), no que será o primeiro aumento do combustível neste ano. O preço do diesel da petroleira não terá alterações. As informações são do portal de notícias G1 e da agência de notícias Reuters.

O reajuste da gasolina ocorre após o preço do petróleo Brent registrar uma recuperação de cerca de 10% desde o último dia 10, quando havia atingido o menor valor em cerca de 13 meses, com temores sobre o impacto do coronavírus na demanda chinesa, destaca a Reuters.

Antes do aumento anunciado nesta quarta-feira, a estatal chegou a promover quatro cortes seguidos neste ano. O último começou a valer em 6 de fevereiro.

O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos depende de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Na semana passada, os preços da gasolina e do diesel recuaram, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com o levantamento da ANP, o valor médio do litro da gasolina para o consumidor recuou 0,61%, para R$ 4,550, nesta semana. O preço do litro do diesel teve queda de 1,4% no período, para R$ 3,711, em média.

Lucro da Petrobras

A Petrobras teve lucro líquido de 40,14 bilhões de reais em 2019, o maior de sua história, alta de 55,7% ante 2018, principalmente devido ao ganho com um amplo programa de venda de ativos, informou a companhia nesta quarta-feira.

Os principais desinvestimentos que contribuíram com os resultados ocorreram na Transportadora Associada de Gás (TAG), BR Distribuidora e ativos de exploração e produção.

O resultado, no entanto, foi parcialmente compensado por maiores despesas financeiras com gerenciamento da dívida no mercado de capitais, maiores baixas contábeis e menores preços do petróleo Brent.

Já lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado somou 129,2 bilhões de reais no ano passado, 12,54% maior que o registrado em 2018, também um recorde histórico.

No quarto trimestre, o lucro líquido atingiu 8,15 bilhões de reais, ante 2,1 bilhões de reais no mesmo período de 2018.

O Ebitda ajustado somou 36,53 bilhões de reais entre outubro e dezembro, alta de cerca de 25% ante o mesmo período de 2018.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A produção de petróleo atinge a marca recorde de quatro milhões de barris por dia no Brasil
A privatização dos Correios deve acontecer só no ano que vem
https://www.osul.com.br/a-petrobras-aumenta-o-preco-da-gasolina-nas-reinarias-pela-primeira-vez-no-ano/ A Petrobras aumenta o preço da gasolina nas refinarias pela primeira vez no ano 2020-02-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar