Terça-feira, 21 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Pfizer diz que fez proposta ao governo que permitiria vacinar, contra o coronavírus, alguns milhões de brasileiros no primeiro semestre do ano que vem

Compartilhe esta notícia:

A FDA reunirá comitê consultivo para discutir dados de eficácia e segurança do imunizante. (Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images)

A farmacêutica norte-americana Pfizer e o laboratório alemão BioNTech disseram nesta quarta-feira (18) que fizeram uma proposta ao governo brasileiro para a comercialização da vacina BNT162b2 contra a covid-19.

Pela manhã, as empresas anunciaram a conclusão dos testes e que o imunizante tem 95% de eficácia.

“A Pfizer fez uma proposta ao governo brasileiro, em linha com os acordos que temos fechado em outros países – inclusive na América Latina, que permitiria vacinar alguns milhões de brasileiros no primeiro semestre, sujeita à aprovação regulatória”, informou a empresa em nota.

A empresa disse ainda que “trabalhará em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fornecer todos os dados necessários para avaliação” de segurança da vacina.

O Brasil ainda não fez acordo para adquirir o imunizante, mas nesta semana o governo brasileiro recebeu executivos da Pfizer para, segundo o Ministério da Saúde, “conhecer os resultados dos testes em andamento e as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas pelo laboratório”.

Baixíssimas temperaturas

Além de afirmar que pretende comercializar o imunizante após a aprovação da Anvisa, a Pfizer destacou ainda em nota que já traçou estratégias para contornar o que vem sendo apontado com um dos pontos de atenção em relação ao imunizante: a necessidade de conservação em baixíssimas temperaturas.

“A companhia elaborou um plano logístico detalhado com ferramentas para apoiar o transporte eficaz, armazenamento e monitoramento contínuo da temperatura da potencial vacina contra a covid-19. Para isso, foi desenvolvida uma embalagem especial (em formato de caixa) com temperatura controlada, fácil de transportar e manipular, que utiliza gelo seco para manter a condição de armazenamento recomendada (…) por até 15 dias”, disse a empresa.

Conclusão

A BNT162b2, que está sendo testada no Brasil, foi a primeira vacina a ter os testes de fase 3 concluídos. Os resultados divulgados pela Pfizer mostraram que a eficácia alcançada foi de 95% na prevenção à doença, e não houve efeitos colaterais graves. Os dados ainda não foram publicados em revista científica.

De acordo com um comunicado da empresa, os estudos da vacina analisaram 170 casos confirmados do novo coronavírus. Os testes também envolveram pessoas com mais de 65 anos e, a partir desta faixa etária, a vacina se mostrou mais de 94% eficaz.

A taxa de eficácia representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado comparado com o grupo não vacinado. Na prática, se uma vacina tem 95% de eficácia, isso significa dizer que a pessoa tem 95% menos chance de pegar a doença se for vacinada do que se não for.
Uso emergencial

A farmacêutica destacou que todos os dados de segurança exigidos pela agência americana de saúde, a Food and Drug Administration (FDA), para a Autorização de Uso de Emergencial foram alcançados. Com isso, a Pfizer informou que pretende entrar com o pedido de uso emergencial nesta sexta-feira (20).

A empresa informou ainda que pretende produzir globalmente até 50 milhões de doses de vacina em 2020 e 1,3 bilhão de doses até o final de 2021.

Em julho, os Estados Unidos fecharam acordo com os laboratório para comprar 100 milhões de doses ainda este ano pelo valor de US$ 1,95 bilhão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Candidato que pertencer ao grupo de risco do coronavírus poderá fazer o Enem em sala separada
Competência para julgar ações contra conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público é exclusiva do Supremo
https://www.osul.com.br/a-pfizer-diz-que-fez-proposta-ao-governo-que-permitiria-vacinar-contra-o-coronavirus-alguns-milhoes-de-brasileiros-no-primeiro-semestre-do-ano-que-vem/ A Pfizer diz que fez proposta ao governo que permitiria vacinar, contra o coronavírus, alguns milhões de brasileiros no primeiro semestre do ano que vem 2020-11-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar