Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A polícia do Paraguai achou um túnel que levaria a um presídio na fronteira com o Brasil

Compartilhe esta notícia:

Túnel era escavado a partir de casa. Brasileiro e três paraguaios foram presos. (Foto: Reprodução)

A Polícia Nacional do Paraguai encontrou na terça-feira (2) um túnel de 12 metros que daria acesso ao Presídio Regional de Pedro Juan Caballero, no município de mesmo nome vizinho à sul-mato-grossense Ponta Porã. Um brasileiro e três paraguaios foram presos. O túnel era escavado a partir de uma casa no bairro Santa Ana, distante cerca de 200 metros do presídio. A polícia do Paraguai já investigava o local e na tarde de terça-feira abordou o brasileiro quando ele saiu da residência.

Os policiais então entraram na casa e flagraram os paraguaios escavando o túnel, que tinha energia elétrica e ripas de madeiras na lateral para que não houvesse desabamento. Os paraguaios disseram aos policiais que tinham sido contratados para escavarem o túnel para fuga de brasileiros integrantes de uma facção criminosa presos no Presídio Regional de Pedro Juan Caballero.

Segundo relato dos paraguaios, a contratação deles foi feita pelo brasileiro. O Ministério da Justiça do Paraguai informou que o túnel poderia dar fuga a 80 presos. O presídio fica em um bairro distante cerca de sete quilômetros da faixa de fronteira com o Brasil, em uma região com poucas casas e comércios.

Guerra do tráfico

O objetivo era resgatar o brasileiro Rodny Barbosa, apontado como um dos principais articuladores do PCC (Primeiro Comando da Capital) na fronteira. Desde a morte do narcotraficante Jorge Rafaat, em 2016, a facção trava uma guerra com outros grupos pelo controle do tráfico de drogas e de armas na fronteira.

“Só faltavam quadros com pinturas de tão bem feito”, ironizou o ministro do Interior do Paraguai, Juan Ernesto Villamayor. Ele convocou uma entrevista coletiva na capital, Assunção, para falar do túnel descoberto em Pedro Juan. Segundo os agentes da inteligência da polícia, de duas a três pessoas poderiam passar pelo túnel ao mesmo tempo.

O ministro paraguaio relatou que Oscar Bordon Blanco, de 19 anos, Nicolas Cano Centurion, de 25, e Pedro Anastácio Gauto, de 21, são trabalhadores sem antecedentes criminais, contratados pelo brasileiro Alexandre Leguizamon, que foi preso tentando fugir da casa onde o túnel foi descoberto. Os quatro foram autuados em flagrante. Na casa ao lado, usada para armazenar a terra retirada do buraco, os policiais também apreenderam 40 quilos de maconha.

Cocaína

A Polícia Federal prendeu uma brasileira de 26 anos com tabletes de cocaína escondidos na bolsa e na mala, em Corumbá, a 415 km de Campo Grande. A suspeita estava em um ônibus fretado com destino a São Paulo. O flagrante ocorreu com apoio dos agentes da Força Nacional.

Na ocasião, houve uma barreira policial no Posto Fiscal Lampião Aceso e a droga apreendida totalizou pouco mais de 11,6 kg. A mulher foi levada para a delegacia de Polícia Federal do município e deve responder pelo crime de tráfico de drogas. com pena de reclusão de 5 a 15 anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasileiras cruzam o Atlântico para fazer aborto em Portugal
Após avaliação médica, Bolsonaro desistiu de participar do debate na TV nesta quinta-feira
https://www.osul.com.br/a-policia-do-paraguai-achou-um-tunel-que-levaria-a-um-presidio-na-fronteira-com-o-brasil/ A polícia do Paraguai achou um túnel que levaria a um presídio na fronteira com o Brasil 2018-10-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar