Quarta-feira, 21 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Polícia Federal cumpriu 212 mandados de busca e apreensão e de prisão em 11 Estados contra uma facção criminosa

Compartilhe esta notícia:

A ADPF destacou que a Lei contra o abuso de autoridade não pode ser usada "como instrumento de intimidação ou de vingança". (Foto: PF/Divulgação)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas e o Ministério Público estadual deflagraram uma operação policial na manhã desta terça-feria (28) para cumprir 212 mandados de busca e apreensão e de prisão em Alagoas e em mais 10 Estados contra integrantes de uma facção criminosa.

Os policiais cumpriram 212 mandados de prisão, sendo 98 em Alagoas, 73 em Maceió e o restante em Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Sergipe, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

O objetivo da Operação Flashback II é desarticular uma nova composição da facção paulista que tem base no Mato Grosso do Sul. A primeira fase da operação ocorreu em novembro de 2019, onde foram cumpridos 110 mandados e 81 pessoas foram presas.

As ‘damas do crime’

Segundo as investigações policiais, ficou comprovada uma maior participação de mulheres ligadas a facções criminosas, ocupando cargos de liderança — as chamadas “damas do crime”.

De acordo com a Polícia Civil de Alagoas, as mulheres têm perfil igualmente violento ao dos homens da facção quando definem julgamentos ocorridos nos chamados “tribunais do crime”.

Na operação Flashback I, apenas sete mulheres foram presas. Nesta segunda fase, 40 mulheres são alvos de mandados de prisão e busca e apreensão.

A Flashback II contou com Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL), a Polícia Federal, a Polícia Civil de Alagoas, por meio da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), e a Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Policiais Penais do Grupo Especial de Remoção e Intervenção Tática (GERIT) e Departamento de Inteligência da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social.

Simultaneamente, a PF, através da sua Delegacia de Repressão a Entorpecentes também deflagrou a Operação Njörd, com objetivo de cumprir 39 mandados de prisão e 25 de mandados de busca e apreensão em Maceió, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, também com objetivo de desarticular uma facção criminosa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A defesa do desembargador paulista que rasgou multa acusa guardas de abuso de autoridade
Cientistas investigam se a vacina BCG oferecida no SUS ajuda contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/a-policia-federal-cumpriu-212-mandados-de-busca-e-apreensao-e-de-prisao-em-11-estados-contra-uma-faccao-criminosa/ A Polícia Federal cumpriu 212 mandados de busca e apreensão e de prisão em 11 Estados contra uma facção criminosa 2020-07-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar