Ícone do site Jornal O Sul

A polícia francesa revista os escritórios do Google em Paris por suspeita de fraude

Autoridades cobram do Google 1,6 bilhão de euros em impostos que consideram que não foram pagos. A empresa diz estar colaborando com as autoridades. (Foto: Reprodução)

A polícia francesa revistou, nessa terça-feira, escritórios do Google em Paris (França) dentro de uma investigação de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro, afirmou o escritório da Promotoria. O jornal francês Le Parisien afirmou que cerca de cem investigadores integraram a operação.

As autoridades cobram do gigante de tecnologia 1,6 bilhão de euros em impostos que consideram que não foram pagos, de acordo com uma fonte próxima da investigação. O valor não foi confirmado pelo Ministério das Finanças francês.

O Google disse estar cooperando com as autoridades. “Nós cumprimos integralmente as leis francesas.”

As investigações aconteceram no momento em que a França e outras autoridades europeias tentam verificar como empresas norte-americanas e outras multinacionais usariam esquemas de planejamento tributário para enviar lucros ao exterior com o objetivo de declará-los em jurisdições com menores taxas de impostos.

A sede do Google na Europa fica na Irlanda, país com uma das menores alíquotas de impostos sobre empresas da União Europeia (12,5%). A Comissão Europeia está conduzindo uma investigação mais ampla entre governos do bloco que estariam oferecendo subsídios ilegais a empresas como Apple, Amazon e McDonald’s.

Sair da versão mobile