Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

Notícias A ponte do Guaíba terá bloqueios parciais de trânsito, neste fim de semana, para substituição de asfalto no vão móvel

Compartilhe esta notícia:

Quarto dia de buscas pelo homem desaparecido desde o último domingo (28).(Foto: Giovanni Rocha/CCR ViaSul)

A concessionária CCR ViaSul fará a substituição do pavimento asfáltico do vão móvel da ponte do Guaíba, na Zona Norte de Porto Alegre, a partir das 20h desta sexta-feira. Com a realização da obra, o trânsito de veículos no local terá bloqueios parciais de faixas em ambos os sentidos. Os trabalhos devem ser concluídos até as 6h de segunda-feira e, durante o fim de semana não haverá içamentos.

Segundo a empresa, a intervenção será feita no pavimento do deck metálico (parte que é içada) da estrutura. “Esse serviço resultará em uma durabilidade maior do asfalto e, consequentemente, exigirá menos reparos e interferências no local futuramente, impactando na fluidez do tráfego, além de proporcionar mais conforto e segurança aos usuários”, explicou em nota divulgada à imprensa.

A intervenção será executada nos 58 metros de extensão do vão móvel e nas quatro faixas de rolamento do segmento, cada uma com 3,6 metros de largura. Ainda de acordo com a CCR ViaSul, serão utilizados materiais e metodologia diferenciados na obra de substituição do asfalto.

Os bloqueios das faixas serão parciais e acontecerão com operação de, ao menos, uma faixa liberada para cada sentido da via. Os trabalhos serão executados 24 horas por dia, sem paralisação. Sendo assim, haverá sempre uma faixa do vão móvel bloqueada ao tráfego de veículos.

“A operação foi alinhada com os órgãos competentes diretamente envolvidos (Polícia Rodoviária Federal, Empresa Pública de Transportes e Circulação, Marinha e Brigada Militar)”, acrescentou a concessionária. “Equipes técnicas da concessionária, bem como dos órgãos associados, acompanharão os serviços 24 horas por dia. Ao todo, aproximadamente 60 profissionais estarão mobilizados durante os serviços.”

Para evitar maiores transtornos, a empresa recomenda aos usuários que programem seus deslocamentos durante o período. Para informações adicionais, esclarecimentos de dúvidas ou atendimento a emergências, é disponibilizado o telefone Disque CCR ViaSul 0800-000-0290. Em caso de chuva, os trabalhos serão automaticamente reprogramados para o final de semana seguinte.

Características

Batizada oficialmente de “Ponte Getúlio Vargas” e inaugurada em 1958, a Ponte do Guaíba é uma estrutura dota de um vão móvel, que eleva a uma altura de 24 metros (cada torre tem 43 metros até a base submersa) um trecho da pista, que por sua vez tem 58 metros de extensão e 400 toneladas de peso. O tráfego diário de veículos no local é estimado em 30 mil veículos.

O vão é içado para possibilitar a passagem de navios de grande porte – o que ocorre, em média, 40 vezes por mês. O vão começa a ser erguido quando o navio está a cerca de 1 quilômetro de distância, como medida de precaução: caso ocorra algum problema na ponte, a embarcação tem tempo para evitar uma colisão. A duração em que o vão permanece erguido vai de 20 a 25 minutos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Os candidatos ao cargo de procurador-geral da República estão na corrida para obter apoio político
Indiciados por fraude em Santa Catarina pediram a suspensão das investigações com base em medida do presidente do Supremo. A decisão de Dias Toffoli já interfere em processos na Justiça
Deixe seu comentário
Pode te interessar