Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A popularidade do papa Francisco cai na Itália

Compartilhe esta notícia:

Pontífice afirmou que às vezes pode ficar cansado, mas nunca "estressado" ou "deprimido" (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

A popularidade do papa Francisco apresentou uma queda de 8% na Itália, revelou uma enquete feita pelo Instituto de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais (Eurispes, na sigla em italiano). Conforme o documento, 81,6% dos italianos dizem gostar do pontífice, contra 89,6% no ano passado e 87,1% em 2014.

Segundo o Eurispes, “a queda é considerada, em parte, fisiológica e por último, mas não menos importante, uma consequência da nova sensibilidade apresentada pelo pontífice a respeito de questões éticas e morais que são bem recebidas pelos laicos, mas pouco adequadas aos mais conservadores”. Um outro destaque apontado é que o percentual daqueles que não quiseram ou não souberam dar uma resposta sobre o comportamento do líder católico dobrou em relação a 2015, passando de 6,2% para 12,4%.

No último ano, o sucessor de Bento XVI fez diversas manifestações a favor da volta dos católicos que casaram mais de uma vez à vida na Igreja e fez declarações em prol das pessoas homossexuais. Durante o Sínodo da Família, ocorrido em outubro, houve uma intensa discussão entre os bispos – e na sociedade italiana – sobre os direitos dessas pessoas na Igreja e na vida civil.

Na avaliação por regiões, os italianos que moram no Centro do país e nas ilhas que circundam a Itália são os que mais aprovam o papa, atingindo 90,3% e 91,3%, respectivamente. Já os mais céticos ficam no Nordeste, com 69,1% do consenso.

Simplicidade
O Eurispes ainda questionou os entrevistados sobre qual é a característica mais marcante de Francisco. Sua simplicidade foi a resposta escolhida por 26% dos questionados, sendo eles crentes ou não crentes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Instituto Lula classifica como “infundadas” e “levianas” as acusações de “suposta ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente Lula ou seus familiares”
Holanda propõe devolver refugiados à Turquia
https://www.osul.com.br/a-popularidade-do-papa-francisco-cai-na-italia/ A popularidade do papa Francisco cai na Itália 2016-01-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar