Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A presença em aulas no Uruguai será voluntária

Compartilhe esta notícia:

 (Foto: Reprodução)

O Uruguai retomará as aulas presenciais no mês que vem, segundo anúncio feito pelo presidente do país, Luis Lacalle Pou. A volta às escolas será organizada em três etapas – inicialmente, com comparecimento voluntário. “Temos um apoio muito importante dos cientistas uruguaios que elaboraram esse protocolo”, declarou Lacalle Pou após uma reunião com o comitê consultivo uruguaio da covid-19.

O Uruguai não chegou a adotar um confinamento rigoroso, mas também não reduziu a gravidade da pandemia. A abordagem do presidente uruguaio foi cuidadosa e sua estratégia tem sido ajustar a saúde e a economia, evitando a quarentena obrigatória e apelando para a responsabilidade da população. A ideia é permitir que se acelere a economia, se os resultados forem bons, e retardar o processo ou apertar o confinamento, se piorar.

O Uruguai suspendeu todas as aulas no dia 13 de março, quando detectou os primeiros casos de coronavírus, e declarou emergência sanitária. No fim de abril, o governo autorizou o retorno voluntário de colégios rurais em quase todos os departamentos – com exceção de Montevidéu e Canelones –, com uma frequência de alunos que beira os 50%.

Segundo o plano anunciado na quinta-feira, em 1.º de junho retornam às atividades alunos de escolas rurais de todo o país, os matriculados em centros para estudantes com vulnerabilidades educacionais e sociais, as escolas de educação especial e o último ano do bacharelado e formação profissional das Universidades do Trabalho (UTUs) – a exceção é Montevidéu e a região metropolitana.

Em 15 de junho, reabrirão as escolas de educação infantil e inicial (para crianças de até 5 anos) em todo o Uruguai, assim como no último ano de bacharelado das UTUs da capital. Na mesma data, serão reativadas as escolas primárias e secundárias, exceto em Montevidéu e na região metropolitana. O retorno de todos os demais estudantes está marcado para 29 de junho. Além disso, as férias de julho serão adiadas.

De acordo com o presidente da Central da Administração Nacional de Educação Pública, Robert Silva, os dias de aula terão menos de quatro horas e a entrada nos centros será escalonada para garantir a distância mínima entre os alunos. “Estamos dando esse passo porque o risco é mínimo, senão não estaríamos”, disse Lacalle Pou. De acordo com os últimos dados oficiais, o Uruguai teve até agora 749 casos de coronavírus, 3 deles nas últimas 24 horas, e 20 mortes causadas pela covid-19.

Medidas imediatas

Nos últimos dias, o Uruguai vem se destacando em meios de comunicação ao redor do mundo pelo sucesso no combate ao novo coronavírus, causador da covid-19. Até o momento, o país registrou 749 casos da doença e apenas 20 mortes. Apesar de não ter decretado quarentena obrigatória, o país tomou, desde muito cedo, uma série de medidas para evitar a disseminação do vírus.

O Uruguai foi apontado como um dos 46 países que estão vencendo a batalha contra o novo coronavírus. O ranking está disponível no site EndCoronavirus.org, construído e mantido pelo New England Complex Systems Institute e seus colaboradores. O presidente do instituto de investigações científicas, Yaneer Bar Yam, parabenizou o Uruguai, em sua conta no Twitter, pelo desempenho no combatre à covid-19.

A lista é elaborada de acordo com o número de casos positivos confirmados em um período de 10 dias. O Uruguai registrou, nos últimos 10 dias, entre 12 e 21 de maio, apenas 35 novos casos, uma média de 3,5 por dia.

O ranking é dividido em três classificações: os países que “estão vencendo” a doença, os que estão “quase lá” e os que “precisam de ações”. O Brasil, que, nos últimos dias somou mais de 132 mil novos casos e atingiu a média de 13,2 mil por dia, está entre os que precisam de ação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Medicamento antiviral melhora o tempo de recuperação de pacientes com coronavírus
Estudo francês que listava benefícios da hidroxicloroquina contra o coronavírus é retirado do ar pelos próprios autores
https://www.osul.com.br/a-presenca-em-aulas-no-uruguai-sera-voluntaria/ A presença em aulas no Uruguai será voluntária 2020-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar