Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente do México sofre assédio sexual durante evento na capital do país

Compartilhe esta notícia:

A presidente relatou que só percebeu a gravidade do ocorrido após assistir às imagens do momento. (Foto: Reprodução)

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, sofreu na terça-feira (4) um assédio sexual na rua, quando um indivíduo tentou beijá-la enquanto ela caminhava e cumprimentava simpatizantes no centro da capital do país. O incidente aconteceu quando a presidente seguia para um evento público perto do palácio presidencial. Ela cumprimentava e tirava fotos com várias pessoas.

O homem se aproximou de Sheinbaum, a abraçou pelo ombro da presidente por trás, tocou sua cintura, enquanto fazia menção de apalpar seus seios e beijá-la no pescoço.

Somente nesse momento, um segurança apareceu e afastou o homem, que aparentava estar sob efeito de drogas ou embriagado. Apesar da investida, Sheinbaum tratou o indivíduo com gentileza e aceitou tirar uma foto com ele, dando um tapinha nas costas do homem, antes de prosseguir com sua caminhada, afirmou o periódico Diario Expreso.

Nessa quarta-feira (5), Claudia Sheinbaum apresentou uma queixa formal contra o homem que a assediou. Em entrevista coletiva , Ela afirmou que decidiu denunciar o caso “como mulher, não apenas como presidente”, destacando o simbolismo do gesto em defesa de outras vítimas.

“Decidi apresentar queixa porque isso é algo que todas as mulheres do nosso país vivenciam. Se fazem isso com a presidente, o que acontecerá com todas as outras mulheres?”, declarou, de acordo com o jornal espanhol El País.

A presidente confirmou que o agressor – que estava embriagado – foi detido pelas autoridades locais. Ela classificou o episódio como um crime e reforçou que ninguém deve ter seu espaço pessoal violado. Identificado como Uriel Rivera, ele foi detido e colocado à disposição da Promotoria que investiga crimes sexuais.

Sheinbaum anunciou também que, junto à secretária de Assuntos da Mulher, Citlalli Hernández, pretende revisar as legislações estaduais para que o assédio de rua seja criminalizado em todo o país. Na capital, esse tipo de conduta pode resultar em até quatro anos de prisão, além de multa e ordens de restrição.

A presidente relatou que só percebeu a gravidade do ocorrido após assistir às imagens do momento. “Não percebi imediatamente. Só depois de ver os vídeos é que me dei conta do que realmente aconteceu”, afirmou.

Sheinbaum, que assumiu a presidência em 2024 como a primeira mulher a liderar o México, disse ter decidido caminhar até o evento oficial por questão de tempo: “Fui a pé porque era mais curto. Estávamos atrasadas, e de carro levaríamos 20 minutos a mais”, explicou. As informações são do jornal O Globo e de agências internacionais de notícias.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Muçulmano nascido em Uganda que Trump chamou de “comunista lunático, que vai acabar com Nova York” se elegeu prefeito da cidade
Ataques aéreos, controle de campos de petróleo e captura de Maduro: Quais as opções de Trump para ação militar na Venezuela
https://www.osul.com.br/a-presidente-do-mexico-sofre-assedio-sexual-durante-evento-na-capital-do-pais/ Presidente do México sofre assédio sexual durante evento na capital do país 2025-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar