Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A primeira segunda-feira de 2020 será o dia de pico nos aeroportos na temporada de festas, diz governo

Compartilhe esta notícia:

Se for viajar de avião, evite o dia 6 de janeiro. (Foto: Ascom/Felipe Carneiro)

Ainda está em dúvida de quando voltará das festas de fim de ano? Se for de avião, evite o dia 6 de janeiro. A primeira segunda-feira de 2020 será o dia de maior movimento nos aeroportos entre todos da temporada das festas: 556 mil pessoas estarão circulando pelos principais terminais do país, estima o governo. As informações são do portal de notícias G1.

Ao todo, a movimentação de passageiros no período de festas, considerando voos domésticos e internacionais, deve ter um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior, diz a Secretaria Nacional de Aviação Civil, chegando a 13,3 milhões de passageiros.

A oferta de assentos em voos domésticos deve ser 4,6% maior do que no fim de ano 2018/2019. Para voos internacionais, a oferta deve encolher 10%.

Meta de pontualidade

Desde o dia 16 de dezembro último, a pontualidade dos voos nos 16 principais aeroportos brasileiros é feita pela Operação Fim de Ano, que vai até 10 de janeiro.

O objetivo é manter o índice médio de atrasos de pousos e decolagens abaixo de 15%. A meta é definida pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).

Os 16 aeroportos monitorados representam 81% do fluxo total de passageiros no país. São eles: Belém, Brasília, Campo Grande, Congonhas (SP), Confins (MG), Curitiba, Galeão (RJ), Fortaleza, Guarulhos (SP), Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, Santos Dumont (RJ), Viracopos (SP) e Vitória.

Juntos, eles devem registrar mais de 82 mil pousos e decolagens entre voos domésticos e internacionais desde o último dia 16 até 10 de janeiro.

Orientações

Para evitar problemas em aeroportos, a Anac orienta que os passageiros tomem conhecimento de seus direitos e deveres.

Antes de deslocar ao aeroporto, é importante que o passageiro confira a documentação necessária para embarque, [verifique] se os seus dados estão corretos. Se não estiver, ele deve procurar a companhia área. Também é preciso que verifique as dimensões da sua bagagem de mão – que são estabelecidas pela companhia aérea – e se desloquem com maior antecedência para o aeroporto, porque pode encontrar filas ou acessos às vias dos aeroportos congestionadas”, disse Reis.

Em casos de atrasos de voos, a companhia aérea deve prestar informação e assegurar alimentação dos passageiros que estiverem há mais de duas horas esperando no aeroporto.

Nos casos de atraso superior a quatro horas ou de cancelamento do seu voo, a companhia aérea deve prestar informação, garantir alimentação após duas horas de espera no aeroporto e buscar alternativas de reacomodação em outro voo, reembolso integral e execução da viagem por outro meio de transporte, a critério do passageiro. A hospedagem é obrigatória apenas nos casos de necessidade de pernoite.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Réveillon 2020 no Brasil: a festa de ano-novo nas capitais brasileiras lota shows e ruas
Especialistas criticam a participação de crianças em concursos de beleza
https://www.osul.com.br/a-primeira-segunda-feira-de-2020-sera-o-dia-de-pico-nos-aeroportos-na-temporada-de-festas-diz-governo/ A primeira segunda-feira de 2020 será o dia de pico nos aeroportos na temporada de festas, diz governo 2020-01-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar