Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A queda na arrecadação de impostos derruba os repasses federais e as prefeituras devem fechar o ano no vermelho

Compartilhe esta notícia:

Apenas 10% dos 5.570 municípios do País têm arrecadação própria suficiente para bancar suas despesas. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Em um efeito dominó, o rombo dos orçamentos públicos chegou ao elo mais fraco: as prefeituras. Com caixa mais apertado e pouca capacidade de arrecadação, os prefeitos têm lançado mão de várias medidas para fechar as contas: a lista do ajuste inclui desde a demissão de funcionários até a redução do horário de expediente dos órgãos públicos.

O malabarismo, porém, não deve ser suficiente: mais de 60% das prefeituras vão terminar o ano no vermelho, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios. A deterioração das contas dos municípios, assim como vem ocorrendo com os governos estaduais, tem como pano de fundo a grave crise fiscal que assola o Brasil. No caso dos Estados, o problema foi agravado pela combinação entre aumento da dívida e crescimento das despesas com pessoal.

Nas prefeituras, o nó está na alta dependência das verbas da União. Com arrecadação mais fraca desde o ano passado, os prefeitos têm sido afetados pela queda nos repasses públicos. Hoje apenas 10% dos 5.570 municípios do País têm arrecadação própria suficiente para bancar suas despesas. Na maioria dos casos, a principal fonte de recursos é o Fundo de Participação dos Municípios, composto pela arrecadação do Imposto de Renda e Imposto sobre Produto Industrializado. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Governo federal pode voltar ao azul só em 2022
Salário está atrasado em 576 prefeituras
https://www.osul.com.br/a-queda-na-arrecadacao-de-impostos-derruba-os-repasses-federais-e-as-prefeituras-devem-fechar-o-ano-no-vermelho/ A queda na arrecadação de impostos derruba os repasses federais e as prefeituras devem fechar o ano no vermelho 2016-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar