Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo federal pode voltar ao azul só em 2022

Compartilhe esta notícia:

Nos últimos três anos, os Estados saíram do superávit de 16 bilhões de reais para o déficit de 60 bilhões. (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

Se o teto para o crescimento dos gastos públicos proposto pelo governo Michel Temer for aprovado pelo Congresso Nacional, as contas públicas só devem começar a registrar superávit no último ano de mandato do próximo presidente da República. E, mesmo com a implementação daquele que pode ser o maior arrocho nas despesas da história do País, o superávit primário (a economia para pagamento dos juros da dívida pública) de 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto) previsto para 2022 não será suficiente para estabilizar a trajetória da dívida sem um aumento de impostos.

Projeções feitas pelo especialista em finanças públicas Rodrigo Orair apontam que os gastos do governo podem cair quatro pontos percentuais em dez anos. As simulações, que usam como parâmetro a média de estimativas dos analistas do mercado financeiro para crescimento da economia e inflação, sugerem que somente em 2026 o superávit primário chegaria a um patamar mais confortável, de 2,2% do PIB.

“O teto de gastos não é suficiente para conter o endividamento e o aumento da carga tributária será inevitável, mais cedo ou mais tarde”, diz Orair. Ele avalia que a proposta apresentada pelo Ministério da Fazenda, de limitar o crescimento dos gastos à inflação do ano anterior, é bastante “ousada”, mas de difícil implementação. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Vídeo de pais e bebês durante uma “aula de dança” faz sucesso na internet
A queda na arrecadação de impostos derruba os repasses federais e as prefeituras devem fechar o ano no vermelho
https://www.osul.com.br/governo-federal-pode-voltar-ao-azul-so-em-2022/ Governo federal pode voltar ao azul só em 2022 2016-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar