Sábado, 29 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Receita Federal abre nesta segunda-feira a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2018

Compartilhe esta notícia:

Alíquota atual (27,5%) é a mesma para todos que recebem mais de R$ 4.664,68. (Foto: EBC)

A partir das 9h desta segunda-feira, a Receita Federal abre a consulta ao segundo lote de restituição do IR (Imposto de Renda) 2018. Essa etapa inclui restituições referentes às declarações dos anos de 2008 a 2017 que haviam caído na malha-fina.

O pagamento das restituições para quem tiver imposto a receber será realizado na segunda-feira da semana seguinte (16 de julho). No total, mais de 3,3 milhões de contribuintes receberão restituições neste lote, totalizando um montante de R$ 5 bilhões.

Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e informar o número do CPF e o ano da declaração a ser consultada.

A página que se abrirá em seguida informará se a sua restituição será liberada ou se a declaração ainda está na base de dados da Receita Federal – isso significa que a restituição deve ficar para os próximos lotes.

O contribuinte também pode checar se está enquadrado neste lote ligando para o Receitafone, por meio do número 146, ou ao acessar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones – disponível para download em aparelhos com sistema iOs e Android.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado na conta-corrente, o contribuinte poderá procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades), para agendar o crédito em seu nome na conta-corrente ou caderneta poupança, em qualquer banco.

No portal e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pela Receita. Se houver, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e regularizar sua situação, entregando uma declaração retificadora.

Simples Nacional

Também nesta segunda-feira, às 21 horas, termina o prazo para que os pequenos e micro empresários possam aderir ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Optantes do Simples Nacional.

Podem aderir ao programa tanto as empresas optantes pelo Simples Nacional, quanto os MEI (Micro Empreendedor Individual).

O prazo começou no dia 4 de junho, sendo que as inscrições só podem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do portal do Simples Nacional ou via portal e-CAC da Receita Federal.

O contribuinte que tenha débitos a quitar junto à Receita Federal poderá ser impedido de emitir CND (Certidão Negativa de Débitos), bem como ser excluído do Regime de Simples Nacional, caso não regularize sua situação junto ao órgão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Carmen Lúcia inicia conversas sobre o futuro da Operação Lava-Jato
Oposição exige em protesto eleições locais e presidenciais na Venezuela
https://www.osul.com.br/a-receita-federal-abre-nesta-segunda-feira-a-consulta-ao-segundo-lote-de-restituicao-do-imposto-de-renda-2018/ A Receita Federal abre nesta segunda-feira a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2018 2018-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar