Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas A reforma de Renan

Compartilhe esta notícia:

(Foto: EBC)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A única reforma que deu certo até agora e aceita pelos sindicatos foi a do perfil do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que pulou da base aliada para a oposição ao governo de Michel Temer. A atuação do líder do partido como anfitrião do encontro entre senadores da oposição e centrais sindicais foi vista como “gota d’água” pelo Palácio do Planalto. Além de caciques do PMDB, líderes da oposição – como Aécio Neves (MG) e Cássio Cunha Lima (PB), ambos do PSDB – foram escalados para articular a destituição de Renan.

Que te viu

Durante o encontro na liderança do PMDB, Renan foi chamado de “fiel companheiro” pelos sindicalistas e de “parceiro coerente” por senadores da oposição.

“Imponderável”

Os ministros informaram a Temer que ainda não têm certeza de que a reforma da Previdência será aprovada em plenário da Câmara dos Deputados. A palavra citada é “imponderável”.

Legado

A Aglo – nova gestora do Parque Olímpico do Rio – vai ceder a arena de tênis para a 1ª etapa do mundial de vôlei de praia, de 18 a 21 de maio, em parceria com a CBV.

Fora do Fórum

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), editou a portaria nº 577 e excluiu do FNE (Fórum Nacional de Educação) entidades ligadas aos governos petistas. Integram a lista, dentre outras, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, o Fórum Nacional de Diretores de Faculdades e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino.

#Repúdio

Em nota, 21 entidades informam repudiar o que chamam de “decisão arbitrária” do governo: “De forma autoritária e centralizada, toma o ministro para si a responsabilidade de arbitrar quem entra e quem sai do FNE, passando por cima dos regulamentos e procedimentos que dispõem sobre ingresso de entidades”.

Salve, Enéas!

Em tempos de tanta decepção com parlamentares, vale a lembrança. Completam-se no domingo dez anos da morte do Dr. Enéas Carneiro, o famoso candidato a presidente. Um projeto de lei apresentado pela deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) o declara Patrono da Eletrocardiografia.

Imortal

Enéas até hoje é insuperável. Nem Tiririca, o deputado mais votado do Brasil atualmente, ultrapassou o 1,57 milhão de votos que o médico obteve para a Câmara dos Deputados.

Tensão total

Prova do nível da tensão no Palácio com a reforma da Previdência: mal terminara a votação na comissão, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) ligou cinco vezes para o relator do projeto, Arthur Maia (PPS-BA).

Te cuida, Lula!

Na iminência do esperado depoimento de Lula ao juiz federal Sérgio Moro, gaiatos em Curitiba (PR) espalharam outdoors com ilustrações do ex-presidente com uniforme de presidiário e a frase “Bem-vindo: a República de Curitiba te espera de grades abertas”.

Cerco popular

O advogado Mariel Marley Marra protocolou na Assembleia Legislativa um pedido de impeachment do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que na quarta-feira sofreu um revés  no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele será alvo do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que decidirá se abre ou não ação por suspeitas de envolvimento em maracutaias da campanha eleitoral, já descobertas pela PF (Polícia Federal).

Vá entender

O Brasil é mesmo um país sui generis. Com tantos bons exemplos a ressaltar, eis a novidade: vai virar filme a vida de um conhecido ladrão de livros raros de bibliotecas, cuja captação (771 mil reais) foi aprovada pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) para a Boutique Filmes.

Discussão obrigatória

A Avon e a ONG norte-americana de direitos humanos Vital Voices se uniram para o 2º Workshop Internacional de Acesso à Justiça, em Brasília, de 8 a 11 de maio. O evento discutirá “Respostas Eficazes à Violência Contra as Mulheres”.

Poder da internet

Aos 17 anos, a Hostnet – uma das maiores provedoras de internet do País – inova e vai lançar franquia de hospedagem de sites. Estudos apontam mais de 5 milhões de empresas sem site, o que demonstra uma potencial demanda. O endereço é www.hostnet.com.br.

Mercado online

O surgimento da Hostnet é daqueles cases de sucesso bem brasileiros. O fundador Kauê Linden, um garoto à época, abriu a empresa na garagem de sua casa no Rio de Janeiro, com um sócio em Porto Alegre que só conheceu anos depois, pois se comunicavam por bate-papo.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Estado ganha ferramenta para doação à segurança pública
Previdenciômetro
https://www.osul.com.br/a-reforma-de-renan/ A reforma de Renan 2017-05-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar