Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde A síndrome do coração que cansa até parar

Compartilhe esta notícia:

Insuficiência cardíaca mata 23 milhões de pessoas no mundo ao ano, mas é pouco conhecida. (Crédito: Reprodução)

A insuficiência cardíaca atinge 23 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Conhecida como “coração” cansado, é a incapacidade do órgão de bombear sangue necessário para o organismo.
Segundo especialistas, pessoas que já sofrem de outros problemas no órgão e com mais de 64 anos têm mais risco de serem acometidas pelo mal. “É um evento final de todas as cardiopatias, como hipertensão e doença coronária. É quando o coração já não funciona como uma bomba”, explica o cardiologista Carlos Barretto.

De acordo com o primeiro estudo de insuficiência cardíaca feito em hospitais públicos e particulares do País, a grande causa das mortes decorre da baixa aderência dos pacientes aos medicamentos. No total, 50%, das pessoas analisadas não faziam o uso dos medicamentos por falta de entendimento da doença pelos médicos e pacientes.

“Tem gente que não está acostumada a tomar muitos remédios. E alguns médicos de pronto-socorro também não sabem identificar o problema. Por isso, 30% dos pacientes que recebem alta voltam a ser internados”, afirma o cardiologista Fernando Bacal.

Para prevenir doenças cardíacas, que levam à insuficiência, especialistas recomendam atividades físicas, o combate do tabagismo e uma alimentação saudável. Medicamentos como bloqueadores e a ivabradina, são as principais formas de controle, já que a doença não tem cura.

Outra valiosa dica é consumir azeite de oliva. Conforme cientistas da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), o oleato, uma gordura encontrada no azeite, pode ajudar a reverter a insuficiência cardíaca imediatamente, pois ajuda o coração doente a bombear o sangue de forma mais eficaz. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Saiba por que não é crime estuprar a esposa na Índia
Após ter tido câncer, mulher de 92 anos bate recorde em maratona
https://www.osul.com.br/a-sindrome-do-coracao-que-cansa-ate-parar/ A síndrome do coração que cansa até parar 2015-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar