Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Suprema Corte da Espanha condenou o cunhado do rei, casado com a princesa Cristina, por corrupção

Compartilhe esta notícia:

Ex-jogador de handebol, Urdangarin fez fortuna administrando uma empresa de eventos esportivos. (Foto: Reprodução)

A Suprema Corte da Espanha condenou Inaki Urdangarin a cinco anos e dez meses de prisão por acusações que incluem fraude fiscal e prevaricação. Urdangarin é cunhado do rei da Espanha, Felipe VI, por ser casado com a princesa Cristina de Bourbon, segunda filha do rei Juan Carlos, que abdicou ao trono em junho de 2014. Ainda cabe recurso, mas a Corte pode decidir pelo cumprimento imediato da pena.

Ex-jogador de handebol, Urdangarin fez fortuna administrando uma empresa de eventos esportivos. Mas, segundo a condenação, ele utilizou suas conexões pela posição que ocupa para superfaturar contratos com governos regionais. Em fevereiro do ano passado, Urdangarin foi condenado em primeira instância a seis anos e três meses de prisão, sentença que foi reduzida pela Suprema Corte.

Caso que ficou conhecido como “Torre de Babel”

A sentença em primeira instância foi dada numa corte provincial em Mallorca, após seis anos de investigações no caso que ficou conhecido como “Torre de Babel”. Urdangarin e seu ex-sócio, Diego Torres, foram acusados de usar a organização sem fins lucrativos que dirigiam, a Nóos, e uma rede de empresas associadas para cometerem crimes de apropriação indébita, estelionato, prevaricação, falsificação e lavagem de dinheiro.

Urdangarin vive com a princesa Cristina e os quatro filhos do casal na Suíça. Pela legislação espanhola, ele pode apelar da sentença na Corte Constitucional. Cabe à corte de Mallorca decidir se Urdangarin deverá iniciar o cumprimento da pena imediatamente ou aguardar pelo resultado de um novo recurso.

Cumplicidade com os crimes do marido

O escândalo provocou uma crise sem precedentes da monarquia espanhola, sendo um dos fatores que contribuíram para a abdicação do rei Juan Carlos. Pela primeira vez na história, um membro da Família Real foi levado ao banco dos réus: Cristina fora acusada de cumplicidade com os crimes do marido, mas foi absolvida.

Rei Felipe VI  retirou oficialmente o título de nobreza da irmã e do cunhado

Em junho de 2015, o rei Felipe VI retirou oficialmente o título de nobreza da irmã e do cunhado, que eram duques de Palma de Mallorca, mas o direito à sucessão do trono de Cristina foi mantido. Os casos de corrupção estão abalando políticos e figuras públicas na Espanha. Um fato recente, encerrado em maio com a prisão de dezenas de personalidades do alto escalão do Partido Popular, resultou na cassação do mandato do então primeiro-ministro Mariano Rajoy, que foi substituído pelo socialista Pedro Sánchez.

“A honestidade dos funcionários públicos é um pilar básico de nossa convivência numa Espanha que todos queremos: saudável e limpa”, disse o rei Felipe VI.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Araújo Vianna será palco da quarta edição do Grande Encontro da música gaúcha
Um terço dos brasileiros gasta mais do que pode na Black Friday, aponta pesquisa
https://www.osul.com.br/a-suprema-corte-da-espanha-condenou-o-cunhado-do-rei-casado-com-a-princesa-cristina-por-corrupcao/ A Suprema Corte da Espanha condenou o cunhado do rei, casado com a princesa Cristina, por corrupção 2018-06-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar