Quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de agosto de 2018
A televisão é o principal meio de comunicação usado pelos eleitores para se informarem sobre os candidatos nas eleições de outubro deste ano, de acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (2).
O levantamento mostrou que 62% dos entrevistados usam este meio e, neste grupo, 25% se informam apenas pela TV. A pesquisa foi realizada em junho e a CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou os dados relativos à intenção de votos para presidente no dia 28 daquele mês.
A sondagem mostrou que 48% dos entrevistados usam a internet — sites de jornais, canais de notícias, portais, blogs e redes sociais — para se informar sobre os candidatos. Neste grupo, apenas 5% se informam apenas por blogs e redes sociais.
O levantamento apontou ainda um alto percentual de eleitores que não sabem em quem votar para presidente da República ou que irão anular o voto. A sondagem afirmou também que, entre os que escolhem um candidato, somente 27% têm convicção na escolha e afirmam que não mudarão de ideia até a eleição, cujo primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro.
“O eleitor não encontrou aquele candidato que ele sonha. A decisão vai acontecer muito mais próxima da eleição que nas eleições anteriores”, disse o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.
“A gente percebe que a maioria dos eleitores não conhece os candidatos e suas propostas. Até entre os que já escolheram candidatos, ainda há alguma indecisão”, acrescentou.