Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A Toyota planeja ampliar as suas operações em Guaíba

Compartilhe esta notícia:

Montadora estuda parceria com universidades gaúchas para desenvolver um veículo híbrido nacional. (Foto: Sedetur/Divulgação)

A Toyota do Brasil negocia com o governo do Rio Grande do Sul a renovação, prevista para março, do acordo firmado pela montadora com o Estado para viabilizar o centro de operações de Guaíba.

Na reunião com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Machado, nesta terça-feira (5), o diretor de Relações Públicas e Governamentais da empresa, Thiago Sugahara, disse que a ideia é renovar o documento por mais 12 anos. A finalidade é obter segurança jurídica para fazer investimentos na unidade gaúcha.

Conforme Sugahara, estão em andamento conversações da filial brasileira com a matriz no Japão para ampliar as operações no Rio Grande do Sul. O centro de operações de Guaíba é responsável pela distribuição dos veículos da montadora japonesa em todo o centro-sul do Brasil.

Machado afirmou que o tema é prioritário para o executivo. “A Toyota é de extrema importância para o Estado e terá no governo um parceiro para seus investimentos”, afirmou.

Pesquisa em universidades

Na reunião, Sugahara também afirmou que a Toyota aposta na parceria com universidades gaúchas para desenvolver um veículo híbrido nacional. O objetivo é utilizar os recursos de fundo para pesquisa e desenvolvimento do programa Rota 2030, lançado no fim do ano passado com a finalidade de promover a modernização da indústria automotiva nacional.

O dinheiro virá de imposto de 2% cobrado pela União sobre a importação de peças para o setor. A expectativa é que cerca de R$ 70 milhões estejam disponíveis para aplicação em projetos de pesquisa.

Seminário

Ainda no encontro na Secretaria, o diretor da montadora convidou o governo do Estado para participar de um seminário em São Paulo, neste mês, que vai discutir o assunto. Machado confirmou a presença e se comprometeu a acelerar a aproximação entre as universidades gaúchas e a empresa japonesa.“Temos o maior interesse em fomentar esta parceria e dar celeridade ao processo”, afirmou o secretário-adjunto.

Porta de entrada

O Centro de Distribuição de Guaíba, inaugurado em 2005, é a porta de entrada dos veículos (Hilux e SW4) que a marca produz na Argentina. O local instala peças nos automóveis, faz as adequações que a legislação brasileira exige e depois distribui para as 236 concessionárias da empresa no País.

O Centro de Distribuição de Guaíba é um dos três que a Toyota possui no Brasil. Os outros ficam em Vitória, no Espírito Santo, e Suape, em Pernambuco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Após se manifestar publicamente em redes sociais, promotor se declarou impedido de investigar o senador Flávio Bolsonaro
O túmulo do filósofo Karl Marx foi vandalizado em Londres
https://www.osul.com.br/a-toyota-planeja-ampliar-suas-operacoes-em-guaiba/ A Toyota planeja ampliar as suas operações em Guaíba 2019-02-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar