Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 16 de outubro de 2015
A poucos dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cerca de 30% do total de estudantes inscritos ainda não acessaram, via internet, o cartão de confirmação de participação no exame. Dados do MEC (Ministério da Educação) divulgados nessa sexta-feira apontam que, de 7.746.307 alunos inscritos, 2.174.816 ainda não acessaram o sistema.
Para esta edição do Enem, que ocorre nos dias 24 e 25, os cartões estão disponíveis apenas pela internet – antes, eram enviados pelos Correios. O cartão apresenta os dados do participante, além de data, hora e local de realização das provas. O documento também confirma a opção de língua estrangeira selecionada pelo candidato para a prova.
“Além de confirmar, o estudante deve imprimir com antecedência o cartão, e colocá-lo junto com o documento de identidade e caneta preta transparente. Mesmo que tenha confirmado on-line, ele precisa imprimir o cartão para ter o endereço do local de prova”, recomendou nessa sexta-feira o titular do MEC, ministro Aloizio Mercadante.
Benefício
Portaria do Ministério da Educação publicada nessa sexta-feira no Diário Oficial da União determina que candidatos isentos da taxa de inscrição no Enem que não comparecerem nos dois dias de provas, sem justificar a ausência, perderão o benefício para a próxima edição. A portaria dessa sexta-feira muda formalmente uma regra publicada anteriormente, que dizia que apenas os estudantes isentos que terminam o ensino médio em 2015 seriam penalizados caso faltassem ao exame.