Sexta-feira, 09 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul recebe o Seminário Internacional “Universidade, Sociedade e Estado” nesta quarta

Compartilhe esta notícia:

Gestão Bolsonaro escolheu 18 reitores que não foram os vencedores nas consultas internas, o que não acontecia desde 1998. (Foto: Ramon Moser/UFRGS)

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) realiza na Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), nesta quarta-feira (8), o Seminário Internacional Universidade, Sociedade e Estado, com o tema “Perspectivas regionais das relações entre Universidade, Sociedade e Estado”. O evento reunirá no Centro Cultural reitores de várias instituições do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai com o objetivo de aproximar acadêmicos e representantes de governo e da sociedade civil para promover a troca de ideias sobre temas estratégicos para a região. A programação do seminário conta com a conferência “Cultura, criação e liberdade em tempos difíceis”, do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, que na sequência vai autografar seu livro “A Pátria Educadora em Colapso”. No turno da tarde, o governador Eduardo Leite participa dos debates. O evento é aberto ao público.

Na quinta-feira (9), acontece o encontro de reitores da AUGM, em evento fechado para discussão de pautas da Associação. Por fim, na sexta-feira, dia 10, ocorre o Workshop Conjunto Para Jovens Pesquisadores, também no Centro Cultural da Ufrgs. Na ocasião, serão apresentados trabalhos de doutorandos de universidades da AUGM e do Grupo Coimbra sobre os seguintes tópicos: governança e desenvolvimento sustentável; sustentabilidade ambiental, social e econômica; sustentabilidade e infraestrutura; agricultura sustentável; estratégias eticamente sustentáveis; representações da sustentabilidade ecológica e social. Trata-se de um evento científico aberto à participação do público interessado no tema.

Programação

– 9h – Saudação musical.

– 9h45 – Abertura (Gerónimo Laviosa, Presidente da AUGM; Rui Vicente Oppermann, Reitor da Ufrgs; e Jane Fraga Tutikian, Vice-Reitora da Ufrgs).

– 10h – Conferência “Cultura, criação e liberdade em tempos difíceis”, com prof. Renato Janine Ribeiro (ex-Ministro de Estado da Educação).

– 11h45 – Sessão de autógrafos do livro “A Pátria Educadora em Colapso”, do prof. Renato Janine Ribeiro.

– 14h30 às 16h30 – Mesa de discussão (Coordenação: Gerónimo Laviosa, Presidente da AUGM; e Rui Vicente Oppermann, Reitor da Ufrgs. Apresentadores: Eduardo Leite, Governador do Estado do Rio Grande do Sul; Rodrigo Arim, Reitor da Universidad de la República – Uruguai; Jaime Perczyk, Presidente do Conselho Interuniversitário Nacional – CIN Argentina; Marcelo Knobel, Reitor da UNICAMP; Marcia Barbosa, Docente da Ufrgs; e Carolina Bahia, Jornalista – Grupo RBS).

– 16h30 às 17h30 – Discussão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

ONU contra discriminação de hansenianos
Ministros do Superior Tribunal de Justiça participam de congresso sobre jurisprudência em Passo Fundo
Pode te interessar