Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2015
Um avião da empresa aérea Flybe, com destino a Dublin, na Irlanda, foi obrigado a retornar ao aeroporto logo após decolar porque uma abelha ficou presa dentro da aeronave. O inseto entrou em um dos instrumentos por fora do jato pouco tempo depois do avião decolar de Southampton, na Inglaterra, na última sexta-feira (5).
Os passageiros tiveram de enfrentar um atraso de duas horas na viagem. A porta-voz da empresa disse que a Flybe pede desculpas por atrasar os seus clientes, mas acrescentou que a companhia aérea tinha de garantir que todos os seus aviões estavam a salvo.
Não é a primeira vez que as abelhas afetam aeronaves. No ano passado, um enxame de insetos voadores infestou as janelas do “cockpit” de um voo doméstico nos Estados Unidos e começou a ser sugada nos motores da aeronave. Os pilotos fizeram a aeronave retornar ao solo com segurança.
Há 20 anos, na República Dominicana, vespas foram culpadas por uma tragédia aérea. Um Boeing 757 transportando 189 pessoas caiu cinco minutos depois de decolar em fevereiro de 1996 porque o tubo pitot (que mede a velocidade de um avião) tinha ficado bloqueado por um ninho de vespas.
Confuso com as leituras de velocidade incorretas, o piloto acidentalmente parou o avião; ele entrou em parafuso e caiu no mar, matando todos a bordo.