Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2019
Das 8h30min ao meio-dia da próxima segunda-feira, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), por meio da CEM (Coordenação de Educação para a Mobilidade), promove o curso gratuito “Acidentes de Trânsito: Causas e Consequências”. A atividade, na rua João Neves da Fontoura nº 7, próximo à avenida Ipiranga, tem inscrições abertas em www.eptc.com.br.
A qualificação é direcionada a educadores, técnicos da área da mobilidade, instrutores de CFC (Centro de Formação de Condutores), estudantes e demais interessados. O curso – com certificado de participação para os participante – abordará os fatores que contribuem para a ocorrência dos acidentes e quais as atitudes necessárias para a prevenção desse tipo de ocorrência.
Dentre os tópicos a serem abordados estão a velocidade e seus efeitos na cinemática do acidente, os efeitos do álcool e outras substâncias psicoativas, o funcionamento do etilômetro e do Radar Móvel, traumas e sequelas. Mais informações pelo telefone (51) 3289-4487.
Patinetes
Também por meio da EPTC, a prefeitura de Porto Alegre pedirá a prorrogação – por um prazo de 90 dias – dos testes do serviço privado de compartilhamento de patinetes elétricos. Nos próximos dias, será lançada uma consulta pública para ouvir a população, receber contribuições e prestar esclarecimentos. Após um mês, será apresentada uma proposta de regramento.
“Queremos fazer uma regulamentação que respeite o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei Orgânica do município, com o cuidado para que seja aplicável e que viabilize o serviço”, ressalta Rodrigo Mata Tortoriello, secretário extraordinário de Mobilidade Urbana da Capital.
As empresas Grin e Yellow, responsáveis pelo serviço, atuam em projeto-piloto por meio do Decreto Municipal nº 19.701, de 15 de março de 2017, que possibilita ao poder público o teste de novas tecnologias que contribuam para soluções inovadoras para a cidade.
Para a segurança, é recomendado que os usuários façam uso de capacete tanto nos patinetes quanto nas bicicletas, utilizem apenas as ciclovias, ciclofaixas (até o limite de 20 km/h) e, se necessário, calçadas (limite de 6 km/h), além de observar o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, com prioridade total aos pedestres.
(Marcello Campos)