Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de junho de 2015
O Consulado Honorário da República Tcheca foi inaugurado na Capital, tendo à frente como cônsul honorário o empresário Fernando Lorenz de Azevedo. A solenidade de posse ocorreu na terça-feira, seguida de coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira. Em seguida, a agenda do novo cônsul incluiu visita ao Governador do Estado e ao prefeito de Porto Alegre, ao lado da comitiva diplomática da República Tcheca, integrada pelo cônsul geral Pavel Procháska; vice-ministro Petr Drulák e o embaixador Jirí Havilík, com o propósito de estreitar as relações entre ambos os países.
“A República Tcheca tem muito a oferecer”, atestou o vice-ministro Petr Drulák, que está no Brasil pela primeira vez. “Somos um país muito aberto”, reiterou, ao afirmar que o consulado em solo gaúcho visa atrair investimentos. Para tanto, os planos já do novo cônsul honorário são de organizar uma comitiva integrada por empresários do RS, já no segundo semestre, a fim de buscar investimentos na República Tcheca, adequados à economia do Estado. O embaixador Jiri Havilík ressaltou o fator turístico como polo de atratividade para tchecos e brasileiros. Enquanto o Brasil oferece montanhas, mares e cachoeiras, a República Tcheca conta com fontes termais e mais de 200 castelos que encerram história, cultura e tradição. Praga, inclusive, é considerada uma das cidades mais belas do mundo.
O vice-ministro deu ênfase à questão industrial, informando que a República Tcheca conta com grande desenvolvimento nos setores automobilístico, mecânica de precisão, energia voltada à construção de usinas e transporte ferroviário, principalmente quanto à construção de linhas de trens. São oportunidades para um país como o Brasil alavancar expansão e crescimento. A comitiva destacou os acordos focados em educação, com o apoio do Ciências Sem Fronteiras e outros do gênero que deverão ampliar a presença de estudantes brasileiros naquele mercado europeu.
Para Fernando Lorenz, estar à frente do Consulado Honorário da República Tcheca na Capital representa “assumir o compromisso de dedicar os mais profundos esforços para que os laços étnicos, culturais e históricos dos descendentes da República Tcheca no RS sejam reconhecidos e admirados. Vamos trabalhar com o propósito citado, alavancar relações bilaterais”. Hoje, os descendentes tchecos estão espalhados por municípios como Nova Petrópolis, Venâncio Aires, Missões e a própria Capital, entre outros.