Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2015
Aconteceu nessa segunda-feira, 7 de setembro, em Porto Alegre, a abertura oficial do Acampamento Farroupilha. O evento, que ocorre no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) até o dia 20, já recebeu, desde sábado, quando os portões foram abertos, cerca de cem mil visitantes. A expectativa é de que um milhão de pessoas passem pelo local.
A abertura da 28 edição, com um total de 365 piquetes, foi marcada pelo Hino Nacional, tocado pelo músico mirim Dudu Gaiteiro. A chama crioula foi entregue pelo casal Solon Silva e Sandra Abech, que fez parte da equipe e foi responsável por entregar a chama ao padre Amadeo Gomes Canellas, patrono dos festejos farroupilhas deste ano, e ao patrão do acampamento, Nelson Lima dos Santos. Sob aplausos do público, o fogo foi passado ao archote.
A chama crioula é acesa desde o ano de 1947. Esta foi a primeira vez em que a cerimônia aconteceu no exterior. O fogo foi aceso na Colônia de Sacramento (Uruguai). Uma centelha da chama foi trazida até a capital gaúcha por cavalarianos brasileiros e uruguaios.
Programação campeira
A programação campeira acontecerá nos dias 11, 12 e 13. Para todas as modalidades, será necessário apresentar o cartão tradicionalista em dia. Para o Laço Patrão e Capataz, o cartão deverá estar em mãos. Todas as provas campeiras ocorrerão mediante regulamento e parâmetros do Movimento Tradicionalista Gaúcho.