Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de janeiro de 2016
A tradicional Marcha de Abertura marcará nesta terça-feira o início do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. A caminhada, que seguirá do largo Glênio Peres, no Centro Histórico, passando pela avenida Borges de Medeiros até o largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa, dará início à edição comemorativa de 15 anos, que terá cerca de mil atividades realizadas até sábado.
A saída do Centro está marcada para as 18h. A partir das 15h, haverá concentração, com discursos de cerca de 80 representantes da sociedade civil e movimentos sociais. A diversidade do público é uma característica da marcha, que reúne representantes de movimentos sociais, estudantes, centrais sindicais, ativistas, servidores públicos e políticos. Setores significativos da esquerda não participarão.
A caminhada deve levar em torno de uma hora e contará com a participação do prefeito José Fortunati. Ele também participará da programação no largo Zumbi dos Palmares, que terá shows dos cantores Chico Cézar e Nei Lisboa.
Às 15h, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, n 10, Centro Histórico), haverá solenidade de lançamento do Carimbo Filatélico Comemorativo aos 15 Anos do Fórum Social Mundial. Fortunati, o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Giovanni Correa Queiroz, e o presidente do Instituto Amigos do Fórum, Lélio Falcão, receberão os convidados.
A edição comemorativa marca os 15 anos do primeiro encontro, realizado em Porto Alegre em 2001. Vinte mil pessoas são esperadas para os debates. Redenção, Auditório Araújo Vianna, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, largo Zumbi dos Palmares e Parque Harmonia serão os principais espaços de discussões.