Sábado, 16 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Abuso de poder em Angola abala relação com Brasil

Compartilhe esta notícia:

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depõe nesta quarta-feira (19) na CPI da Pandemia. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A deportação sistemática de brasileiros atingiu contornos de xenofobia e perseguição exercidas de forma abusiva pelo presidente de Angola, João Lourenço, a tal ponto que o Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador angolano a dar explicações. A um ano de novas eleições, Lourenço persegue estrangeiros, até mesmo quem investiu no país, traiu o ex-presidente José Eduardo dos Santos, que o inventou, e num golpe de mão assumiu o controle de quase todos os veículos de comunicação.

Ativos surrupiados
Além de serem expulsos do país, os brasileiros viram seus investimentos surrupiados na mão grande e suas contas bancárias bloqueadas.

Tudo sob controle
Ao assumir, o presidente prometeu “imprensa livre”. Lorota. Apoderou-se de duas e revogou licenças de três TVs, 27 rádios e dezenas de jornais.

Ataque à Record
Vítimas do surto autoritário, a TV Record foi fechada e a Igreja Universal foi abusivamente “tomada” e entregue a espertos “dissidentes” locais.

Governo ciente
O chanceler Carlos França ouviu da Frente Parlamentar Evangélica relatos sobre a perseguição a brasileiros e à Universal, em Angola.

Pazuello sobe nesta quarta o cadafalso da CPI
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depõe nesta quarta-feira (19) na CPI da Pandemia ciente de que, apesar do habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, que lhe garante o direito de permanecer em silêncio, encontrará mais do mesmo na comissão: tentativas de criminalizar sua atuação como ministro e de envolver o presidente Jair Bolsonaro. Isso sem contar que terá de recorrer à disciplina militar, se é que a cultiva, para várias horas de provocações e de muitos desaforos.

Durante o auge
Pazuello ocupou o cargo por cerca de dez meses. É o ministro da Saúde mais longevo da pandemia da Covid-19.

Pode apostar
Sob holofotes, a tropa de choque de oposição aposta na agressividade e nas provocações para tentar tirar Pazuello do sério. A conferir.

Só falta assinar
O relatório da CPI “está pronto na cabeça do relator”, segundo o senador Marcos Rogério (PP-RN), independentemente do que for apurado.

Testemunhas de sobra
Doze pessoas, incluindo nove embaixadores, estavam no almoço em que a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) propôs a Ernesto Araújo, segundo relato dele: “Ministro, se o Sr. fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado.” Testemunhas não faltam. O que falta é investigar o caso.

Ler faz bem
Senadores da CPI imaginaram que o artigo “Chegou o Comunavírus”, de Ernesto Araújo, publicado no Diário do Poder, atacava a China. Deveriam ter lido antes o texto que é só uma crítica do ex-chanceler ao livro “Virus”, do marxista Slavoj Žižek, que prega “infecção do vírus ideológico”.

9º maior do mundo
Ranking do Global Firepower, portal analítico das forças militares de 139 países, aponta o Exército brasileiro como o 9º mais poderoso do mundo. Os três primeiros são os exércitos de Estados Unidos, Rússia e China.

Maceió à frente
O prefeito JHC (PSB) anunciou que Maceió se tornará nesta quarta-feira (19) a primeira capital a concluir a imunização dos grupos prioritários em todo o País. “Fruto de muito empenho e compromisso”, comemora.

Mais doses disponíveis
Esta semana, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro passaram o Amazonas como os Estados com a maior proporção de doses de vacinas anti-Covid disponíveis para a população: 26,3% e 25,3% respectivamente.

Laranja de vergonha
Em vez de instalar CPI para investigar exploração sexual de crianças na internet, na fila desde os tempos de Rodrigo Maia, a Câmara apenas iluminará seu prédio na cor laranja para lembrar esse sofrimento.

Saneamento verde
Para Rogério Marinho, “o déficit de saneamento é o principal problema ambiental brasileiro”. “Está entre as causas de problemas de saúde pública, baixa produtividade no trabalho e baixo rendimento escolar”, diz.

Cadastro discriminatório
Projeto do deputado Herculano Passos (MDB-SP) cria “passaporte Covid-19”, mas o problema é que pretendem torná-lo “obrigatório em todo o território nacional”, instituindo discriminação entre brasileiros.

Pensando bem…
… o petista Humberto Costa produziu, na CPI, o que nem Deus consegue: “muro entre o Brasil e o México”.

PODER SEM PUDOR

O secretário do diabo
O deputado Ney Lopes (PFL-RN) era secretário de Justiça no Rio Grande do Norte, nos anos 1970, e foi designado para representar o governador em uma inauguração no interior. O prefeito até tentou ser gentil, mas, na hora do discurso, deixou-se trair pelo descontentamento com a ausência ilustre: “Pois é, meus amigos, o diabo quando não vem manda seu secretário…”

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

STF pode garantir impunidade de Lula e Odebrecht e devolução do dinheiro da corrupção
Paulo Guedes vai à Câmara explicar preços do gás de cozinha e dos combustíveis
https://www.osul.com.br/abuso-de-poder-em-angola-abala-relacao-com-brasil/ Abuso de poder em Angola abala relação com Brasil 2021-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar