Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Ações brasileiras “derretem” na Bolsa de Nova York, puxadas por Vale e Petrobras

Compartilhe esta notícia:

Baixa em Nova York pode ser o prenúncio de perdas do Ibovespa nesta quarta (18), quando a B3 reabre. (Foto: Reprodução)

Com o mercado brasileiro fechado devido ao feriado de carnaval, os investidores buscam sinais do que pode acontecer na reabertura do pregão. A julgar pelo comportamento das ADRs (American Depositary Receipts) de empresas brasileiras negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (EUA) nessa terça-feira (17), há motivos de preocupação.

Por volta das 14h30, o iShares MSCI Brazil, um ETF composto pelos principais papéis brasileiros listados por lá, caía 1,24% e era cotado a 37,59 dólares por papel.

Já as ADRs são certificados que representam ações de companhias brasileiras e são negociados em Nova York. Dessa forma, investidores americanos podem apostar nessas empresas sem, necessariamente, precisar abrir uma conta numa corretora local para comprar suas ações na B3.

Entre as ADRs das maiores corporações verde-amarelas, as da Vale derretiam 5,86% e eram negociadas a 15,68 dólares cada. Já as ADRs que representam as ações preferenciais da Petrobras caíam 2,08% para 13,86 dólares. As ADRs de ações ordinárias da petrolífera perdiam 2,1536 e eram cotadas a 14,86 dólares. No caso do Bradesco, as ADRs que espelham os papéis preferenciais (BBD) tombavam 2,76% para 3,87 dólares. Já as que acompanham as ordinárias (BBDO) operavam no zero a zero, a 3,57 dólares.

Mesmo empresas brasileiras que são, de fato, listadas em Wall Street apanhavam nessa terça de carnaval. É o caso da XP Inc., a holding que controla a XP Investimentos, cujas ações caíam 2,62% para 19,35 dólares por papel, e do Agibank, que realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Nova York no início de fevereiro. Suas ações recuavam 0,68% para 10,93 dólares.

Os motivos das expressivas quedas ficarão mais claros a partir das 13h desta quarta-feira (18), quando a Bolsa de Valores brasileira reabrirá para um pregão de meio período. O que se sabe de concreto é que os principais índices das Bolsas americanas operavam em baixa nessa terça. O Dow Jones cedia 0,24%, ο S&P 500 perdia 0,31% e o índice da Nasdaq caía 0,45%. Segundo a imprensa americana, as perdas estão relacionadas a uma onda de venda de papéis do setor de tecnologia neste retorno de feriado prolongado nos Estados Unidos na segunda (16), foi comemorado o Dia do Presidente. (Com informações do portal da revista Veja)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A proposta de extinção da escala 6×1, com a redução da jornada de trabalho máxima de 44 para 36 horas semanais, pode encolher em até 6,2% o PIB
Queda do dólar abre janela para o Brasil, mas exige disciplina nas contas, dizem especialistas
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x