Quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2015
A Adama, empresa global do setor de agroquímicos, anuncia a chegada de Johannes Castellano para compor o time de executivos da companhia na posição de Diretor de Gestão de Pessoas. Ele, que participou da fundação da Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. em 2008 à frente da área de Gestão de Pessoas, teve papel fundamental no crescimento da companhia, levando-a a alcançar a colocação de terceira maior companhia aérea do país em 2011, mesmo ano em que foi também reconhecida como a melhor companhia aérea do Brasil.
Atuando em cargos executivos há mais de 25 anos, Johannes conquistou importantes prêmios durante sua trajetória profissional. Com ampla experiência em startups, fusões e integração de cultura organizacional, já prestou consultoria em projetos corporativos de grande magnitude ao longo da carreira, entre eles para a Gol Linhas Aéreas e o Grupo PSA (Peugeot Citroën). Johannes também trabalhou como parceiro de negócios da EmbraSoftware e da IMDE Brasil.
Na contramão do cenário de pessimismo econômico que atinge o Brasil, reflexo do aumento do desemprego e da desaceleração dos salários, a Adama segue a estratégia de ampliar seu capital humano com o objetivo de se preparar para oportunidades do mercado quando a crise passar. Até 2018, a empresa pretende ampliar seu quadro de funcionários em 30% e, para atingir essa marca de forma assertiva, um dos principais desafios de Johannes será reter e atrair os profissionais mais qualificados do mercado e fortalecer os valores internos da organização. Atualmente, a Adama possui mais de 550 colaboradores no País, distribuídos entre as unidades industriais de Londrina (PR), Taquari (RS) e 17 regionais de vendas