Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Adidas bane venda de camisas 44 da Seleção Alemã por causa da semelhança de tipologia com a tropa de elite nazista

Compartilhe esta notícia:

Federação Alemã de Futebol mudará tipografia de camisas que foram associadas à tropa de elite nazista. (Foto: Reprodução)

Fornecedora do material esportivo da Seleção Alemã, a Adidas bloqueou a venda de camisas personalizadas com o número 44 após críticas sobre a semelhança da tipologia com o símbolo SS, sigla da tropa de elite nazista responsável por cometer crimes contra a Humanidade durante a Segunda Guerra Mundial.

A polêmica começou depois que o historiador Michael König classificou como “questionável” o design dos números impressos no kit esportivo. As tropas SS foram o braço armado do Partido Nazista. Incluíam agentes da Gestapo, a polícia secreta alemã, e guardas dos campos de concentração.

O porta-voz da Adidas, Oliver Brüggen, negou que a semelhança com o símbolo nazista fosse intencional.

“Bloquearemos a personalização das camisas”, confirmou o porta-voz, em declarações reproduzidas pela BBC. “Nós, como empresa, estamos comprometidos em nos opor à xenofobia, ao antissemitismo, à violência e ao ódio em todas as formas.”

A repercussão do caso vem semanas depois de dirigentes alemãs anunciarem a substituição em 2027 da marca Adidas pela americana Nike como patrocinadora da seleção alemã de futebol. A mudança provocou um terremoto no país, com reclamações sobre uma suposta falta de “patriotismo” que mobilizaram até vozes do governo alemão.

Federação Alemã

Já a Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou nessa segunda-feira (1°) que vai alterar a fonte utilizada nas camisas da seleção, em que o número quatro lembra o símbolo nazista SS. Em comunicado, a DFB adiantou que a semelhança não foi notada em nenhum momento durante o processo de criação e após a aprovação das camisas desenhadas para o Eurocopa deste ano, que a Alemanha organiza de 14 de junho a 14 de julho.

Mas, diante das críticas, a DFB optou por evitar qualquer polêmica. “Levamos esta informação muito a sério e não queremos oferecer uma plataforma para discussão”, explica. “Em cooperação com o nosso parceiro 11teamsports, iremos conceber um novo design para o número 4 e coordenaremos com a UEFA.”

O caso surge depois de a DFB ter anunciado no mês passado que mudaria de fornecedor de vestuário a partir de 2027, quando a gigante norte-americana Nike substituirá a histórica Adidas, ligada ao futebol alemão desde a década de 1950. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Golpista do Tinder: veja como as mulheres vítimas conseguiram atrair o suspeito para a prisão
Após decisão judicial, criança é registrada por três mães no Ceará
https://www.osul.com.br/adidas-bane-venda-de-camisas-44-da-selecao-alema-por-causa-da-semelhanca-de-tipologia-com-a-tropa-de-elite-nazista/ Adidas bane venda de camisas 44 da Seleção Alemã por causa da semelhança de tipologia com a tropa de elite nazista 2024-04-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar