Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Advogada do impeachment, Janaina Paschoal é a deputada estadual mais votada da história do País

Compartilhe esta notícia:

Janaína Paschoal um dia antes da votação. (Foto: Reprodução/Twitter)

Puxada por Jair Bolsonaro e pelo antipetismo, a professora Janaina Paschoal (PSL) alcançou, na eleição para a Assembleia Legislativa de São Paulo, a maior votação da história entre candidatos para deputado no Brasil.

Com 2.031.829 votos (e 98,29% das urnas apuradas), Paschoal superou o recorde histórico nas disputas para o legislativo estadual paulista, mas também obteve mais votos do que o campeão de votos para deputado federal. A marca foi alcançada neste ano por Eduardo Bolsonaro (PSL), candidato à Câmara federal por São Paulo. Ele atingiu 1.814.443 votos (com 98,29% das urnas apuradas).

Paschoal foi autora do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e esteve cotada para ser vice de Bolsonaro. Sua votação em São Paulo foi superior ao que recebeu candidatos a presidente como Cabo Daciolo (Patriota),Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede).

A votação de Paschoal foi mais de seis vezes superior do que a maior marca já alcançada por um candidato à Assembleia paulista. Em 2014, o tucano Fernando Capez, que já era deputado, liderou a disputa com 306.268 votos.

Os votos recebidos pela deputada eleita representam 9,92% dos votos válidos. Paschoal teve quatro vezes mais votos que o segundo colocado, Arthur Mamãe Falei (DEM), que se notabilizou na internet como militante antipetista e é integrante do MBL (Movimento Brasil Livre). Arthur recebeu 470.606 votos.

O PSL, de Bolsonaro e Paschoal, ainda garantiu o quinto candidato mais bem votado. Gil Diniz, autointitulado Carteiro Reaça, obteve 210.439 votos.

Maiores bancadas

Esse fenômeno deve ajudar o PSL a ter a maior bancada na Assembleia a partir do ano que vem –a sigla não tinha nenhum deputado. As cadeiras da Assembleia dependem do cálculo que leva em conta o total de votos recebidos por partidos e legendas.

O terceiro mais votado foi o deputado Carlos Giannnazi (PSOL), que chega à sua quarta legislatura. Já Paschoal, Mamãe Falei e o Carteiro Reaça são estreantes na Casa.

Autoritarismo

Em entrevista ao UOL, Janaina Paschoal disse que “quem faz parceria com ditadura é o PT”. “Quem defende que a Venezuela é uma democracia é o PT. Acho tão interessante, eles ficam presos no passado, mas as ditaduras do presente eles referendam”, declarou.

“Sou contrária a toda e qualquer ditadura, de direita, de esquerda, civil, militar, do passado e do presente. Sou defensora da Constituição Federal, sou contrária a essa história de chamar Constituinte, seja proposta do [Fernando] Haddad [presidenciável do PT], seja a proposta feita pelo vice [Hamilton] Mourão [vice na chapa de Bolsonaro]” afirmou.

Janaina Paschoal também defende que continua apoiando Bolsonaro, mas que mudará sua posição que caso ele mostre seguir caminhos autoritários.

“Não acredito nisso, porque o Bolsonaro me falou que tem compromisso com o Congresso, com a Constituição Federal, quando estava conversando com ele sobre a vice-presidência”, relatou.

“Mas se amanhã ele [Bolsonaro] sinalizar um caminho diferente, vou ficar na oposição a ele, daí a importância também de eu ter essa independência. A democracia para mim é um valor real, não é da boca para fora”, finalizou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Americanos especialistas em clima e inovação tecnológica vencem o Prêmio Nobel de Economia
Candidato que quebrou a placa em homenagem a Marielle foi o mais votado para deputado no Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/advogada-do-impeachment-janaina-paschoal-e-a-deputada-estadual-mais-votada-da-historia-do-pais/ Advogada do impeachment, Janaina Paschoal é a deputada estadual mais votada da história do País 2018-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar