Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Advogados de Dilma querem arquivar pedido para investigar campanha eleitoral dela

Compartilhe esta notícia:

Para ministro Gilmar Mendes, dinheiro desviado da Petrobras pode ter sido devolvido em forma de propina ao PT por meio de doação de campanha ao partido e à campanha da presidenta Dilma. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Advogados que representam a presidenta Dilma Rousseff protocolaram nessa terça-feira um recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo o arquivamento de pedidos feitos pelo ministro Gilmar Mendes para investigar doações e despesas da campanha eleitoral da petista no ano passado.

O documento contestou a decisão de Mendes de reabrir o processo de prestação de contas, a partir do envio, no dia 21 de agosto, de um pedido à PGR (Procuradoria-Geral da República) para apurar irregularidades.
O ministro vê indícios de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em doações realizadas por empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato. Para ele, dinheiro desviado da Petrobras pode ter sido devolvido em forma de propina ao PT por meio de doação de campanha ao partido e à campanha da presidenta Dilma.

 

O pedido à PGR para apurar essas suspeitas ainda não foi respondido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No pedido para arquivar o caso, a defesa de Dilma afirmou que o processo de prestação de contas da campanha já foi encerrado, aprovado com ressalvas sob recomendação do próprio Gilmar Mendes.
O ministro enviou os dados da prestação de contas para que a Corregedoria Eleitoral do TSE avalie também se houve irregularidades nas informações apresentadas pelo PT ao tribunal. Mendes pediu análise de informações por parte da Receita Federal e do setor de prestação de contas do tribunal.
Mendes afirmou também que dados da investigação da Lava-Jato indicam que o PT foi financiado indiretamente pela Petrobras, o que é vedado pela legislação eleitoral. De acordo com a decisão do ministro, empresas investigadas na Operação Lava-Jato fizeram elevadas doações ao diretório do PT, como UTC, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, OAS e Norberto Odebrecht.  (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dólar fecha em alta após atingir 3,70 reais pela primeira vez desde 2002
Irlandesa diz que sofreu abuso físico e sexual por freiras
https://www.osul.com.br/advogados-de-dilma-querem-arquivar-pedido-para-investigar-campanha-eleitoral-dela/ Advogados de Dilma querem arquivar pedido para investigar campanha eleitoral dela 2015-09-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar